22/10/2015 às 11h16min - Atualizada em 22/10/2015 às 11h16min

Leite é retirado do mercado em nova operação contra fraude no produto no Rio Grande do Sul

O Sul

O MP (Ministério Público) deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a Operação Leite Compen$ado 10 e Queijo Compen$ado 2 para cumprir 11 mandados de busca e apreensão e recolhimento de caminhões em Venâncio Aires, Lajeado, Mato Leitão, Arroio do Meio, Montenegro e Carlos Barbosa. Os alvos são as sedes das empresas Lactibom Derivados do Leite Ltda., H2B Laticínios Ltda, Laticínios Late Bios Ltda-ME e Palerme Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda-ME, além de residências de envolvidos na fraude no leite e derivados.
Foi determinado o recolhimento de todos os produtos da marca Lactibom, com sede em Venâncio Aires, que estão no mercado de consumo (leite UHT e leite pasteurizado). Segundo o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, informações recebidas pelo MP indicam prática comercial abusiva na cadeia produtiva do leite, mais precisamente no que diz respeito ao recebimento de leite adulterado e também de adulteração pela própria empresa Lactibom.

Amostras foram coletadas e apontaram inconformidade nos seguintes parâmetros: açúcares redutores (lactose), densidade, extrato seco desengordurado, extrato seco total e índice crioscópico, que indicam a presença de água e produtos químicos usados para o mascaramento desta adição, tanto no leite encontrado nos silos do estabelecimento quanto em lotes já colocados no mercado.

“A conduta dos responsáveis pela empresa Lactibom Derivados do Leite Ltda., consubstanciada no recebimento, industrialização e comercialização de leite fora dos padrões, revela, em tese, o descaso em relação às normas de proteção à saúde e aos direitos básicos do consumidor, apresentando alta potencialidade de dano a esses interesses”, destacou Rockenbach.
http://www.osul.com.br/leite-e-retirado-do-mercado-em-nova-operacao-contra-fraude-no-produto-no-estado/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp