09/07/2008 às 15h46min - Atualizada em 09/07/2008 às 15h46min

Estado do Rio Grande do Norte terá programa de monitoramento da qualidade do leite

Governo do RN


O governo estadual vai implementar através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) o Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite (CQUALI), cuja finalidade será a de fiscalizar os estabelecimentos produtores e de industrialização do leite, mas respeitando as competências legais de cada órgão e a legislação vigente. Além disso, o novo órgão terá a responsabilidade de monitorar a qualidade do leite em suas diversas classificações, bem como o combate ao comércio informal do alimento.

Para tanto, a sub-coordenadoria estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa) reuniu técnicos da área, do Laboratório Central (Lacen) e do Ministério Público Estadual (MPE) na manhã da quarta-feira (23), para discutir a criação desse novo órgão. "O programa será implementado na primeira semana de agosto, iniciando com coletas de amostras de leite pasteurizado, em Natal. Para numa segunda etapa estendermos para as regionais de saúde do Estado", informou o subcoordenador Marcos Guerra.

O CQUALI surgiu de uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ministério da Justiça e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e está sendo implementado em todo o Brasil.

A responsável do setor de Alimentos da Suvisa no Estado, Célia Faria ressalta que, "o CQUALI não terá uma estrutura física instalada. Os dados serão coletados regionalmente e sistematizados na Internet, na página eletrônica do DPDC, disponibilizando para a população, a informação sobre a qualidade do leite que está sendo consumido no RN e em todo o país".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp