04/07/2008 às 15h44min - Atualizada em 04/07/2008 às 15h44min

Produtividade leiteira aumenta em Minas Gerais

Diário do Comércio


Pequenas propriedades de leite de Minas Gerais estão obtendo alta produtividade o ano inteiro com a ajuda de um sistema gerado pelo Programa Minas Leite, da Secretaria de Agricultura do Estado. 

Implantado em setembro de 2007, em municípios polarizados por Curvelo, o Sistema de Gestão e Habilitação Técnica dos Pequenos Produtores Rurais de Leite envolve atualmente 144 propriedades, onde a produtividade saiu da média diária de 7,5 para 8,2 litros por vaca. Houve aumento dos índices de produção e também da eficiência da mão-de-obra nas fazendas.

De acordo com o coordenador do Minas Leite, Rodrigo Puccini Venturin, o registro de crescimento médio foi de 80 para 103 litros de leite por trabalhador. Esse desempenho e outras ações para melhorar a gestão das propriedades possibilitam atualmente a produção média de 4.450 litros/mês em cada uma delas. 


Esses resultados foram alcançados principalmente com a adoção de práticas de manejo do rebanho, que incluem o pastejo intensivo rotacionado. Os animais ficam em piquetes ou áreas protegidas por cercas eletrificadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »