19/10/2014 às 14h44min - Atualizada em 19/10/2014 às 14h44min

A Implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 2

Em janeiro de 2004, após um ano de criação, o MESA foi extinto e sua estrutura foi incorporada ao novo Ministério criado – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que também incorporou mais dois órgãos recém-criados em 2003: o Ministério da Assistência Social e a Secretaria Executiva do Bolsa-Família, programa unificado de transferência de renda que incorporou o Programa Cartão Alimentação do Programa Fome Zero, além dos programas Bolsa-Escola, Bolsa Alimentação e Vale-Gás, de vários ministérios. A justificativa do governo foi no sentido de uma maior racionalidade da administração federal. 

No entanto, o Programa Fome Zero perdeu visibilidade após esta fusão, prevalecendo o Bolsa-Família como programa de transferência de renda condicionada na agenda social. O governo buscou retomar a imagem do Fome Zero somente no final de 2005, por meio de nova campanha publicitária pela televisão, diante da alta popularidade que o programa ainda alcançava. Paralelamente, o envolvimento da sociedade com o problema da fome permaneceu, embora com menos vigor, por meio de campanhas de arrecadação e doação de alimentos,voluntárias ou coordenadas por instituições como a Igreja (CNBB) ou ações civis (Ação da Cidadania, continuidade da Campanha do Betinho).

A partir deste cenário, a importância da análise da evolução das políticas voltadas para a segurança alimentar e nutricional no país não está, simplesmente, na avaliação de um programa de um governo, o que exigirá estudos futuros, já que sua implantação ainda está em andamento. Reside, sim, na consideração dos avanços alcançados e nos conflitos e desafios enfrentados pelo Brasil na formulação e na tentativa de implantação desta política ao longo dos anos e na avaliação de seu significado para o país. A análise histórica, seguida pela análise mais detalhada dos três primeiros anos da gestão atual do Governo Federal, trazem elementos suficientes para o estudo do processo de formulação e de implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no país.

Este estudo também pode contribuir para a formulação e implantação de uma política da mesma natureza em outros países, especialmente para aqueles que ainda não superaram as mazelas do subdesenvolvimento e onde ações de combate à fome são prementes. Vale mencionar que a prioridade adotada pelo Brasil está servindo de estímulo para vários outros países implantarem suas políticas, frente aos compromissos e incentivos morais levantados pelas Organização das Nações Unidas com as campanhas de redução da fome (Cúpula Mundial da Alimentação – FAO) e da pobreza (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Outro fato de destaque é o protagonismo do Presidente Lula nas reuniões nas Nações Unidas, ao defender a prioridade absoluta para estes temas, sendo o principal propositor do fundo internacional de combate à fome, na reunião da ONU de 2003.

 

Na América Latina, há alguns exemplos de iniciativas semelhantes, também ligados aos resultados eleitorais. A Argentina, após a eleição do atual presidente, ligado à esquerda, teve o Projeto Fome Zero brasileiro como referência para o seu plano de combate à fome. 

Vale mencionar, ainda, que as organizações internacionais, como FAO, Cepal e PNUD, citam freqüentemente o Brasil como um exemplo a ser seguido no seu plano de combate à fome. Menções elogiando a concepção do programa brasileiro foram feitas em diversos relatórios anuais: no relatório da FAO sobre a Situação da Insegurança Alimentar no Mundo (SOFI) de 2004; no relatório da Cepal - Panorama Social da América Latina 2002-2003, de 2004 e no relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, do PNUD, de 2005.

 

O compromisso com a meta de diminuição da fome pela metade até 2015, definida pela Cúpula Mundial da Alimentação e reforçada, recentemente, pela definição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas é um fator impulsionador para a implantação de políticas consistentes de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Por isso, não é exagero dizer que o “mundo está olhando para o Brasil” e para os resultados do Programa Fome Zero.

Partindo destas considerações, esta tese visa analisar a implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil a partir de 2003, com o Programa Fome Zero do Governo Federal, ressaltando os limites e desafios para sua implantação de fato no país. O foco da análise da segurança alimentar e nutricional (SAN) abordado centra-se no ponto de vista da garantia a todo o cidadão do acesso à alimentação de qualidade como um direito social básico. Outros componentes da SAN como o padrão de qualidade da alimentação e do consumo alimentar, associado ao padrão de produção industrial e novas tecnologias e questão da obesidade serão marginalmente abordados.

O problema que norteará esta tese é: entendendo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional como aquela que garante a todo o cidadão o acesso à alimentação de qualidade como um direito social básico, e que envolve na sua concepção políticas permanentes que atacam as causas da fome, envolvendo assim diversas áreas de governo, como a saúde, a produção agrícola, o abastecimento alimentar, a geração de emprego e renda e a educação alimentar, bem como as ações diretas de ampliação do acesso aos alimentos, como a transferência direta de renda, ela é distinta das políticas sociais ligadas à alimentação adotadas no país anteriormente aos anos 2000?

A hipótese é de que sim, ela é distinta porque, pela primeira vez, buscou-se incorporar a noção do direito humano à alimentação nas políticas públicas, implantando-se ações específicas de segurança alimentar ao mesmo tempo em que se buscou articular políticas intersetorialmente, com gestão participativa da sociedade. A implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, apelidada de Programa Fome Zero, rompeu com a tradição de criação de inúmeras políticas compensatórias isoladas, com sobreposição de público e oscilação de alocação de recursos, a partir de uma concepção planejada e integrada entre os órgãos do governos nos três níveis. Esta concepção, no entanto, tem o risco de sofrer retrocessos e necessita ser consolidada no país, em um processo de longa maturação.

Na comprovação da hipótese, trabalhar-se-á com os conflitos, as dificuldades e os avanços conceituais e práticos obtidos na implementação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com a preocupação de servir também como fonte de avaliação para experiências em outros países.




Autor: Maya Takagi

Referências bibliográficas: 

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-Escola – educação para enfrentar a pobreza. Brasília,DF: Unesco, 2002.
BALSADI, O.; DEL GROSSI, M.; TAKAGI, M. (2004). O Programa Cartão Alimentação (PCA) em Números: Balanço de Implementação e Contribuições para as Políticas Sociais. In: Anais doXLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, Cuiabá-MT. Anais. julho, 2004.
BANCO MUNDIAL.World Development Report: Equity and Development.2006.
BARROS, R.P. de et.al. O Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), Rio de Janeiro: IPEA, Texto para Discussão no. 986, outubro, 2003.
BARROS, R.P. de; FOGUEL, M. N. Focalização dos Gastos Públicos Sociais e Erradicação da Pobreza no Brasil. In: HENRIQUES, R. (org.) Desigualdade e Pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.
BELIK, W.; DEL GROSSI, M.E. Brazil’s Zero Hunger Program in the Context of Social Policy. Texto apresentado na 25a. Conferência Internacional de Economistas Agrícolas em Durban, África do Sul, ago. 2003.
BELIK, W.;GRAZIANO DA SILVA, J.; TAKAGI, M. Políticas de Combate à Fome no Brasil. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, 15(4), out/dez, 2001.
BICKEL, G.; ANDREWS, M. A Evolução do Programa de Cupom Alimentação e a Mensuração da Fome nos Estados Unidos. In: TAKAGI, M.; GRAZIANO DA SILVA, J.;
BELIK,W. Combate à Fome e à Pobreza Rural. São Paulo: Instituto Cidadania, 2002.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira. Balanço do Fome Zero. Estudo Técnico no. 20, 2005.
CAMPOS, A.; POCHMANN, M.; AMORIM, R.; SILVA, R. Atlas da Exclusão Social no Brasil: dinâmica e manifestação territorial. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2003.
CARVALHO, A.I. de. Conselhos de Saúde, responsabilidade pública e cidadania. In: ConselhosMunicipais e Políticas Sociais. Rio de Janeiro, IBAM/IPEA, 1997.
CARVALHO DA SILVA, A. De Vargas a Itamar: políticas e programas de alimentação e nutrição. Estudos Avançados. São Paulo, 9(23), 1995.
CASTRO, A.M. de. Segurança Alimentar –a nova estratégia para combater a fome. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 2005.
CASTRO, A. M. de. Nutrição e Desenvolvimento – análise de uma política.1977. Tese de livre docência - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
CASTRO, J. Geografia da Fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Gryphus Editora, 1961. Cepal. Panorama Social de América Latina 2002-2003, 2004.
COHN, A. Políticas Sociais e Pobreza no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas. IPEA, no. 12, jun/dez, 1995.
COMUNIDADE SOLIDÁRIA. Atuação do Conselho do Comunidade Solidária no Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável 1998-2002. Brasília, 2002ª (mimeo.)
COMUNIDADE SOLIDÁRIA. Resultados Selecionados. Brasília, 2002b (mimeo.). Conab. História do Abastecimento Alimentar. Brasília, 2005. Versão preliminar. Consea. II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. Relatório Final. Brasília, 2004. Consea. Diretrizes para uma Política Nacional de Segurança Alimentar – As Dez prioridades, 1994.
CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Histórico da Política de Assistência Social. Texto produzido para a Capacitação Regional de Conselheiros Estaduais e Municipais de Assistência Social, 2000.
COSTA, M. D. O Direito Humano à Alimentação e o Problema da Fome no Brasil: um estudo de caso nas comunidades Bonitinho e Varzante inseridas no Programa Fome Zero. 2004. Monografia para obtenção do grau de especialista em Direito Humano, João-Pessoa: UFPB.
CRUSIUS, Y (coord.). Plano de Combate à Fome e à Miséria: princípios, prioridades e mapa das ações de governo. Brasília: IPEA, Comissão Especial para Propor Medidas de Combate à Fome, ao Desemprego e à Recessão. Brasília, 1993.
CYRILO, D.C. O Papel dos Supermercados no Varejo de Alimentos. São Paulo: USP, Instituto de Pesquisas Econômicas. Série Ensaios Econômicos, n. 68, 1987.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp