05/03/2008 às 14h16min - Atualizada em 05/03/2008 às 14h16min

Uberlândia apresenta resultados do Balde Cheio

Fonte: CNA 

Uberlândia, uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais, sediou o Dia de Campo Balde Cheio. O encontro foi na Fazenda São Francisco. Lançado em 2007 pelo Sistema Faemg/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Minas Gerais), o projeto visa à melhoria da renda do produtor de leite, por meio de assistência técnica e gerencial.

O Balde Cheio está sendo desenvolvido em Uberlândia, através de parceria entre o Sistema Faemg/SENAR e a Calu (Cooperativa dos Produtores de Leite de Uberlândia). No município, já são 54 fazendas assistidas, sendo oito delas servindo como unidades demonstrativas do projeto. Os resultados da ação serão apresentados no Dia de Campo, que terá a presença do presidente da Faemg, Roberto Simões, e de técnicos da Federação.

O Balde Cheio, que adota tecnologia desenvolvida na Embrapa Pecuária Sudeste, tem como grande mérito unir pesquisa e extensão. O projeto consiste na adoção de técnicas de manejo de pastagem do gado, controle zootécnico e gestão da propriedade, buscando a maior produção de leite na menor área possível e, conseqüentemente, gerando mais lucro para o produtor.

Parcerias


O projeto é viabilizado através de parcerias entre órgãos e entidades locais. Nos municípios que já desenvolvem o Balde Cheio, um especialista técnico é o responsável pelo treinamento dos extensionistas e também pela implantação das unidades de demonstração de tecnologia em pelo menos uma pequena propriedade do município.

As unidades de demonstração servem de vitrine do projeto e são usadas como sala de aula para que produtores da região conheçam a tecnologia adotada. Uma vez a cada quatro meses a propriedade que abriga a unidade de demonstração recebe a visita do especialista técnico para avaliação do resultado. Em Minas, o Balde Cheio já está sendo implementado em 40
municípios e está sendo articulada a participação de outros interessados.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp