01/08/2015 às 13h49min - Atualizada em 01/08/2015 às 13h49min

Seminário da Qualidade do Leite e Mostra de Pratos são atrações da Expoleite Missões

Emater/RS

De 31 de julho a 2 de agosto, os visitantes da Expoleite Missões, em Salvador das Missões, terão a oportunidade de acompanhar diversas atrações voltadas ao setor leiteiro. Inseridos na programação, o Seminário da Qualidade do Leite e a Mostra Regional de Pratos Derivados de Leite devem reunir participantes de diferentes pontos da região.

A Expoleite Missões representa o resultado da união dos produtores de leite de 15 municípios da região, que integram a Associação Regional de Produtores de Leite das Missões (Arple). Juntos, produzem mais de 190 milhões de litros de leite ao ano, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar.

Na sexta-feira (31), a partir das 9h, os produtores de leite serão recepcionados pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Administração Municipal e Arple, em um evento paralelo na Vila Santa Catarina. No Seminário do Leite, eles poderão acompanhar um painel sobre o manejo e gestão da atividade leiteira. 

Na oportunidade, o painelista Adriano Rudi Maixner, da Universidade Federal de Santa Maria, abordará o manejo das pastagens; o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, falará sobre o sistema silvipastoril; e o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Pedro Urubatan da Costa, destacará a gestão da atividade leiteira.

Também haverá pronunciamento de autoridades e será servido almoço aos participantes, no Clube Progresso, onde acontecerá a feira.

Atração da Expoleite, na sexta-feira à tarde, a Mostra de Pratos Derivados de Leite deve reunir 21 receitas salgadas e 23 doces, produzidas por agricultoras de 13 municípios da região, com acompanhamento da Emater/RS-Ascar. O evento começará às 14h45. As receitas participantes irão compor o livro de pratos derivados do leite, que será lançado na data.

Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Miriam Isabel Mielke, entre os objetivos da Mostra, estão incentivar o consumo do leite na alimentação das famílias; estimular a criatividade, utilizando o leite de forma saudável e diversificada na elaboração de receitas cotidianas; resgatar receitas que fazem parte da cultura e identidade alimentar das famílias; ampliar o conhecimento do valor nutritivo do leite; divulgar seu potencial como base alimentar; e estimular a produção sustentável de leite.

A Expoleite Missões é uma promoção da Administração Municipal e Associação dos Produtores de Leite das Missões (Arple), com apoio das Administrações Municipais dos Municípios participantes e colaboração da Emater/RS-Ascar, Fetag, Cooperoque, Nutron, Nestle, Elebat Alimentos, Intersul, MSD e GEA.

Exposição e feira de gado leiteiro, área demonstrativa de forrageiras, exposição de artesanato e feira do comércio, indústria e agroindústria são atrações permanentes do evento.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp