13/06/2015 às 10h45min - Atualizada em 13/06/2015 às 10h45min

Nutrição dos rebanhos é essencial para garantir qualidade do leite

Agrolink

Para garantir a qualidade do leite que chegará até o consumidor, além de atender as exigências higiênicas e sanitárias no momento da ordenha, o produtor precisa estar atento à saúde do úbere das vacas.

O órgão é responsável pela produção do leite e, por isso, sua eficiência está diretamente relacionada ao desempenho e a produtividade do rebanho. Entre as alternativas que contribuem para a gestão do úbere está o controle da dieta dos animais.

Pesquisas realizadas pela Alltech, empresa referência em nutrição e saúde animal, apontam que o uso de minerais orgânicos na alimentação do gado pode cumprir um papel fundamental no processo de produção leiteira. Após a aplicação do Bioplex, suplementação natural produzida e comercializada pela indústria, houve redução de 46% na Contagem de Células Somáticas (CCS), o que representa a queda no processo inflamatório do úbere do rebanho e elevação da qualidade do leite.

“Com a melhor preparação, é possível reduzir o número de bactérias na pele do úbere em até 85%. Por isso, investir na alimentação é tão importante, até mesmo como uma medida preventiva, além de aumentar a resistência do sistema imunológico”, explica o especialista em qualidade do leite da Alltech, Roger Scaletti. Com formação específica na área, Scaletti desenvolveu um programa voltado à saúde do úbere nos Estados Unidos com o objetivo de alertar os criadores de bovinos de leite sobre a importância do tema, repassando informações práticas e teóricas para melhoria da produção.

Treinamento
O projeto teve ampla repercussão e está na segunda edição no Brasil, no formato de treinamento, que ocorrerá a partir do dia 8 até o dia 10 nos municípios de Lageado (RS), Pinhalzinho (SC) e Chapecó (SC).

Durante o evento, os produtores poderão esclarecer dúvidas relacionadas a questões como mastite, células somáticas e saúde animal para garantir a qualidade do leite. “É importante manter sempre o pico de produtividade, atuando na gestão, ou mesmo trabalhar para prevenir os casos de mastite no rebanho leiteiro, que também compreende o manejo do úbere”, destaca o especialista. 

O uso de minerais para o tratamento da mastite, processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes, foi apontado como eficiente por alguns estudos pela atuação antioxidante, que o auxilia no desenvolvimento de anticorpos que protegem o gado contra a ação das bactérias.

Benefício ambiental

Além de facilitar a absorção dos nutrientes pelos animais, por sua composição orgânica, o Bioplex não representa impactos para o meio ambiente. Isso porque, no processo de evacuação dos resíduos, a excreção produzida pelo animal terá menor atividade biológica devido aos nutrientes naturais da alimentação presente no mineral.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »