23/10/2014 às 10h43min - Atualizada em 23/10/2014 às 10h43min

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano é de grande importância para o desenvolvimento da sociedade brasileira pois vai incentivar o empreendedorismo no Brasil, uma vez que serão aceitos projetos inovadores em diversas áreas.
Para o desenvolvimento social precisamos envolver vários segmentos essenciais humanitários, dos quais podemos citar: saúde, economia, energia, agricultura, infraestrutura, segurança, educação, saneamento básico, lazer, entre outras necessidades do ser humano.

Na saúde temos inúmeras possibilidades de crescimento e também apresentação de tecnologias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. São equipamentos para exames preventivos e de detecção, além de desenvolvimento de métodos de análises mais modernos, que possam diagnosticar doenças mais complexas, que se não diagnosticadas a tempo, podem levar ao óbito. Um exemplo clássico é o exame de próstata, que ainda é importante o teste do toque. Milhões de homens tem aversão a este tipo de exame. Costumo brincar que o homem foi na Lua, pousou em Marte, filmou os anéis de Saturno, mas ainda tem que fazer "o toque" para ver problemas na próstata. Neste tipo de exame, até o lubrificante evoluiu, só o método que não!

Na produção de energia, é enorme o campo de possibilidades. Todos sabemos que a produção nacional de energia é proveniente principalmente daquela obtida por hidroelétrica e também combustíveis fósseis. Na nova agenda mundial, a geração de energia limpa é algo urgente. Precisamos viabilizar ou desenvolver materiais mais baratos para aproveitarmos a força eólica e a energia solar. Os equipamentos ainda são caros e com retorno a longo prazo.

A demanda por alimentos é crescente no mundo. A África, os países Asiáticos e toda América Latina estão crescendo numa realidade impressionante!. Em contrapartida, o custo de produção está aumentando por causa dos insumos, da mão de obra e da falta de água, que está pesando no preço final do produto.
Um exemplo de desenvolvimento de tecnologias para este setor pode ser observado quanto ao uso controlado da água. 

Tecnologias interessantes são testadas criando formas que economizam água ou armazenam água por longos períodos, reaproveitando a água da chuva, água do mar ou águas de descarte. Aparelhos que viabilizam o uso da água salgada do mar é um grande exemplo de tecnologia utilizada para o bem da sociedade.

Para a educação precisaríamos de tecnologias inovadoras que incentivem a busca de conhecimentos. A informatização das salas de aulas é uma medida interessante. A disponibilidade de acesso à internet banda larga em todas as escolas do país é outra medida interessante. Não basta a introdução da internet, importante é também o treinamento dos professores para o uso desta tecnologia. 

Considerando-se que a massificação da banda larga é o sistema nervoso da economia atual, o amplo acesso à rede de comunicação de alta velocidade é visto, atualmente, como essencial ao desenvolvimento econômico do País e de suas regiões. O acesso universalizado, assim como, a apropriação social do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, tornaram-se tão importantes quanto a educação e a saúde pública. Por isso, requerem políticas públicas integradas para sua plena realização.

No saneamento básico e no lazer também não seria diferente, precisamos desenvolver novas tecnologias para atender estas necessidades que também são básicas e importantes para o desenvolvimento humano. 

Como podemos ver são milhares as possibilidades do uso de tecnologias para o desenvolvimento humano e social. A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia se faz importante para o incentivo e financiamento de novos projetos. 

Além da importância, por si só, da divulgação de novas tecnologias, muitas vezes os desenvolvimentos são feitos por estudantes, profissionais liberais e também pequenas empresas que têm seu setor de Pesquisa & Desenvolvimento enxuto e dinâmico, capaz de produzir informações valiosíssimas a um custo baixo, viabilizando financeiramente o lançamento de novas tecnologias que desenvolva a sociedade de forma igualitária.

O Site Ciência do Leite, em parceira com a EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, dentro da opção sugerida "Ciência On Line" abraça mais uma vez esta ideia, por entender a importância e a grandiosidade deste evento e abordará temas como Segurança Alimentar e Nutricional, Biodiversidade, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia Renovável, Difusão e Popularização da Ciência, dentre outros. Acompanhe abaixo, nos artigos os links para alguns dos artigos elaborados e pesquisados especialmente para esse tema.

. Ciência, Tecnologia e Inovação - Importância estratégica
. Conhecimento e Sustentabilidade: ciência, tecnologia e inovação social
. Quarta Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 8
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 7
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 6
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 5
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 4
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 3
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 2
. Construindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil
. Segurança alimentar: um conceito em construção
. A Implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - Parte 2
. A Implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: seus limites e desafios

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto
Site Ciência do Leite

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »