01/03/2015 às 13h36min - Atualizada em 01/03/2015 às 13h36min

Fim do sistema de cotas preocupa produtores de leite na França

Globo Rural

Feira de agricultura em Paris também destacou a pecuária, uma das cadeias mais fortes da Europa.

Os pecuaristas não podem reclamar do Sima, feira internacional de agricultura, principalmente de máquinas agrícolas, realizada nesta semana em Paris. O evento bianual sempre tem uma seção dedicada à criação, mas neste ano o chamado Simagena foi maior do que os anteriores.

De acordo com os organizadores, cerca de 200 criadores passaram pelo espaço. Foram ver a genética de tradicionais raças francesas como a prim holstein, a charolês e a limousin, mas também tomar contato com a criação de outros países europeus como Itália, Alemanha e Luxemburgo.

“Acreditamos que juntar máquinas e animais é muito importante para o produtor”, diz Giuseppe Pantaleoni, proprietário de uma empresa de genética e responsável pelo Simagena. De acordo com Pantaleoni, 44 % dos visitantes do Sima também são ou são apenas pecuaristas.

Em 2014, um estudo publicado pelo jornal Nature Genetics mostrou os resultados das pesquisas de um consórcio internacional que anunciou o sequenciamento genético de 234 vacas. O projeto faz parte de um esforço para se obter o genoma de 1.000 bovinos. Genética boa é sinal de saúde para o gado e de qualidade para o leite e para a carne.

“A feira é uma oportunidade para que troquem experiências e conheçam particularidades de outras raças”, diz Pantaleoni. O ponto de encontro no maior evento agropecuário da Europa não é à toa. A França tem o décimo rebanho bovino da Europa (se descontada a União Europeia, terceira colocada, fica na nona posição). O país é o primeiro mercado produtor e consumidor de carne no continente e o segundo produtor de leite, atrás apenas da Alemanha.

Cota do leite

Apesar da força da cadeia, uma decisão política pode afetar a bacia leiteira francesa. A União Europeia tem um sistema de cotas para os países. A ideia é que membros mais fortes não produzam em excesso e prejudiquem os mais fracos (o sistema é comum em outras cadeias). Em abril, a cota do leite deve ser encerrada, o que vem gerando protestos. Se isso acontecer, a oferta pode explodir e o preço pago ao produtor na França, desabar.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp