29/09/2014 às 10h45min - Atualizada em 29/09/2014 às 10h45min

Com técnicas simples, Pisa ajuda e reduzir custo e aumentar produção do leite

Senar-RS

Reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade do leite sem investir em tecnologias caras é uma realidade para 128 propriedades da região de Frederico Westphalen, interior do Rio Grande do Sul. 

Este cenário só foi possível graças ao Programa Integrado em Sistemas Agropecuários (Pisa), desenvolvido pelo Programa Juntos Para Competir (uma parceira Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS). "O que estamos mostrando é o simples bem feito, que traz resultados extremamentes positivos", destacou o supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra.

O objetivo do Pisa é trazer renda satisfatória e motivação para as pessoas do meio rural através de técnicas simples, baseadas em estudos científicos. O foco principal do Programa é o manejo do solo e pastagens. 

A partir da adoção das técnicas surgem outros itens como administração da propriedade e sanidade dos animais, relacionados às boas práticas. As 128 propriedades participantes recebem uma visita mensal de 4 horas de orientação e verificação de metas, além de reuniões de grupos com troca intensa de experiências e cursos mensais e regulares do Senar-RS.

Os resultados de dois anos de trabalho do Pisa poderão ser conhecidos pessoalmente por interessados em um dia de campo na Granja Chemim, em Seberi, no dia 1º de outubro. Há dois anos, o custo de produção do litro de leite na propriedade era de R$ 0,82. 

Aplicando as técnicas de manejo e seguindo as orientações dos técnicos do Programa, o custo atual de produção caiu para R$ 0,51 por litro, o que representa um recuo de mais de 30%. Os resultados não se restringiram ao aspecto econômico. A produção da Granja também teve aumento de mais de 20% no período. "A produção de leite regional é muito grande e envolve muitas famílias. A família que tiver renda na atividade consegue ter sucessão e manter os jovens no campo", explicou Coimbra. O evento sairá com qualquer tempo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp