17/09/2014 às 10h09min - Atualizada em 17/09/2014 às 10h09min

Capacitação de técnicos discute produção orgânica de leite e homeopatia

Embrapa Agrossilvipalstoril

A produção orgânica de leite, o uso da homeopatia e a agroecologia serão o tema do 13º módulo da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva do Leite, que será realizado de quarta a sexta-feira na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

De acordo com o coordenador da capacitação, Orlando Oliveira, em Mato Grosso ainda não existem fazendas leiteiras certificadas para produção orgânica. A escolha do tema, entretanto, foi feita para atender a pedidos dos participantes da capacitação.

"Era uma demanda deles a de conhecerem melhor esta possibilidade de produção para que possa ser mais uma alternativa a ser oferecida aos produtores", explica.

Ainda de acordo com o Orlando, a homeopatia já vem sendo aplicada de forma isolada em muitas propriedades e a capacitação pode ser uma forma de aumentar o uso desta prática.

Para abordar estes assuntos, este módulo terá como instrutores alguns dos principais nomes destas áreas no país, como Robert Macedo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj); Ronaldo Fochesatto, da Emater-PR; João Paulo Soares, da Embrapa Cerrados; e o agrônomo Robert Ramsay.

Este módulo da capacitação faz parte de um processo contínuo de treinamento de agentes de assistência técnica e extensão rural de Mato Grosso na cadeia produtiva do leite iniciado em 2011. Além de participarem dos cursos presenciais, os alunos, sejam eles de prefeituras, da Empaer, de cooperativas ou profissionais liberais têm de implantar ao menos uma Unidade de Referência Tecnológica no município onde atuam. Esta URT funciona não só como um espaço para colocar em prática o conhecimento adquirido, mas também como uma vitrine para multiplicar as informações a outros profissionais e aos produtores.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp