Um treinamento totalmente gratuito será oferecido aos técnicos responsáveis pelo controle de qualidade do leite em laticínios gaúchos. Em dois municípios a Embrapa vai congregar interessados em atualizar subsídios técnicos que venham a garantir a integridade do leite e dos produtos lácteos.
O Curso de Qualidade, Segurança e Integridade do Leite será feito em duas oportunidades: nesta quarta-feira (17), em Pelotas, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, e na sexta-feira (19), na Embrapa Trigo, de Passo Fundo/RS.
Segundo a pesquisadora Maira Zanela, da área da pesquisa do leite, a intenção é reunir o setor produtivo que vem solicitando técnicas que possam colocar em cheque a qualidade do leite. "A programação será direcionada para técnicos, sendo enfatizado conceitos fundamentais de qualidade e segurança alimentar, de forma a garantir estratégias de desenvolvimento de qualidade do produto", destacou.
O curso conta com um programa teórico que abordará a crítica dos processos, autocontroles, a legislação e os padrões vigentes no Brasil perante o contexto mundial. O ministrante será o pesquisador Marcelo Bonnet, da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora/MG.
"Já temos cerca de 60 inscritos para o curso em Pelotas e mais 100 para Passo Fundo, onde teremos a participação de técnicos do controle de qualidade das indústrias de laticínios, profissionais da assistência técnica, pesquisadores e instituições da cadeia produtiva", contou.
Os cursos serão realizados nestes dois municípios em função de serem promovidos pela Embrapa e nestes dois locais, contarem com Unidades de pesquisas da Empresa. Além disso, será apresentado em duas oportunidades de forma a oportunizar o acesso ao maior número de interessados no tema.
Para produtores de leite, a Embrapa estará oferecendo um curso para o segmento, no Fórum de Cruz Alta, no próximo dia 23, onde será discutido como os sistemas de produção podem influenciar a qualidade do leite.
A promoção é da Embrapa Clima Temperado e Embrapa Gado de Leite.