15/08/2014 às 16h47min - Atualizada em 15/08/2014 às 16h47min

Segurança dos Alimentos é tema de Seminário da ECOLAB, de 01 a 03/10, em Campinas

O principal motivo que levou o presidente Barack Obama a assinar em 2011, o Food Safety Modernization Act (FSMA), foi para diminuir e controlar as recentes estatísticas de doenças transmitidas por alimentos Segundo o FDA (Orgão regulador Americano para alimentos e medicamentos) essas doenças causaram a morte de 3 mil americanos naquele ano. 

As estatísticas mostram que 1 em cada 6 americanos adquiriram doenças transmitidas por alimentos. Sendo esta uma regra recente, poucos países que exportam para os EUA conhecem seu conteúdo e as exigências técnicas desse Ato de Modernização de Segurança dos Alimentos, criado para credenciar fornecedores de alimentos para o atraente mercado americano. 

O Brasil é o 4º maior exportador de alimentos para os EUA e será, portanto, impactado pelas ações regulatórias previstas no FSMA. Sejam as empresas que já exportam ou aquelas que pretendem fazê-lo, todas deverão adequar-se às essas novas regulações se quiserem conquistar uma fatia desse bolo. 

Por esse motivo a ECOLAB, líder mundial em tecnologias e serviços de higiene, água e energia, e eleita por oito anos consecutivos uma das empresas mais éticas do mundo, resolveu organizar o Seminário Food Safety Insigts. 

Este evento terá foco na questão da Segurança dos Alimentos e trará, além de esclarecimentos sobre as regras do FSMA, um curso sobre o HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Ministrado pela professora doutora Tatiana Lorca, gerente sênior de Educação em Segurança dos Alimentos e Treinamentos da Ecolab, terá duração de dois dias. Como palestrante convidada, a Professora Pilar Rodriguez (Labtermo), falará sobre “Procedimento laboratorial para detecção de deteriorantes em produtos termoprocessados de alta e baixa acidez”. 

“Garantir a segurança dos alimentos que as pessoas consomem é uma batalha diária e sem fim. Para a Segurança dos Alimentos não há local mais perigoso do que a zona de conforto. Essa é exatamente a condição mais propícia para que falhas nos processos e as contaminações ocorram, causando danos às pessoas, às economias e às marcas”, comenta José Quijada, Gerente de marketing Sênior da Ecolab para a Ásia, Pacífico e América Latina. 

“As pautas em torno desse assunto transcendem as fronteiras geográficas e tendem, cada vez mais, a caminhar para um cenário de unicidade de protocolos”, conclui Quijada. Ele será o responsável pelo tema FSMA, no Seminário. 

O evento acontecerá de 01 a 03 de Outubro, de manhã à noite em horários alternados de acordo com a programação, no Salão de Eventos do Techno Park Campinas – rodovia Anhanguera, Km 104. Para informações adicionais acessar o site www.ondeimporta.com.br/fsma2014.html 

Sobre a Ecolab - Parceira confiável de mais de um milhão de clientes, a Ecolab (NYSE: ECL) é líder mundial em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e os recursos vitais. 

Com vendas de US$13 bilhões em 2013 e 45.000 funcionários, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes para assegurar alimentos seguros, manter ambientes saudáveis, otimizar o uso de água e energia, e melhorar a eficiência operacional de clientes dos setores de alimentação, saúde, energia, hotelaria e industriais em mais de 170 países ao redor do mundo. 

Contato:Mara Ribeiro
11 3032.9815 e 3815.9307
Cel. 11 99221.5201
[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp