Com o objetivo de promover a sustentabilidade na cadeia produtiva do leite, famílias rurais de Eugênio de Castro receberão atenção especial por meio de ações de assistência técnica e de extensão rural executadas pela Emater/RS-Ascar, por meio da Chamada Pública do Leite.
O trabalho a ser realizado será tema de reunião, que ocorre no dia 27 de agosto, na sede da Associação dos Funcionários da Prefeitura de Eugênio de Castro (Afupec), com autoridades, entidades envolvidas e famílias interessadas.
O encontro começa às 10h. Além das principais ações do programa, na oportunidade serão abordadas também diferentes temáticas para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira. O encerramento está previsto para as 15h. Nos próximos três anos, pelo menos 16 famílias que se dedicam à atividade leiteira serão beneficiadas diretamente no município.
A equipe da Emater/RS-Ascar, que vai coordenar as ações, com o apoio de diferentes entidades, é composta pela extensionista de Bem-Estar Social Mirian Ferreira Machado e pelos extensionistas rurais Eugênio Tamiozzo e Fernando Foabris. As famílias beneficiárias recebem acompanhamento intensivo em questões como organização da produção; gestão da atividade e da unidade de produção familiar; produtividade; qualidade do produto; e comercialização.
Também serão realizados diagnósticos rurais participativos para a caracterização da situação local, identificação de casos de sucesso e de problemas a serem superados, a partir do apoio do grupo.