23/07/2014 às 15h44min - Atualizada em 23/07/2014 às 15h44min

Famílias rurais de São Valentim realizam ações para incrementar produção leiteira

Emater/RS

O município de São Valentim realizou mais uma ação com 24 famílias ligadas à atividade leiteira da comunidade São Pedro, dando prosseguimento às atividades previstas na Chamada Pública do Leite. Na oportunidade, foi feito o Diagnóstico e Planejamento Participativo das ações que deverão ser realizadas para aumentar a produção leiteira.

As famílias elencaram as necessidades delas na atividade e realizaram uma caminhada na propriedade de Eugenio Getúlio Volan, Gabriel Volan e Alcimir Eli Volan. Para as famílias, a atividade é rentável, oportuniza gerenciar o próprio negócio, além de mantar o jovem no campo. Entre as dificuldades apontadas estão a falta de mão de obra, comercialização, organização em grupo, energia elétrica e produção de pastagens. Entre as ações que devem ser trabalhadas com as famílias, de acordo com este primeiro diagnóstico, estão a organização dos produtores, aumento de produção de pastagens e irrigação, visando aumentar a produção de leite e a renda dos produtores.

A Emater/RS-Ascar é a executora da Chamada Pública do Leite, que é promovida mediante contrato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com duração de três anos. Na região do Alto Uruguai, região administrativa do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, são 500 famílias beneficiadas em 23 municípios. A Chamada Pública do Leite iniciou com reuniões de mobilização das lideranças locais e visitas às famílias para apresentação do programa. Na sequência, estão sendo realizadas visitas para levantamento do perfil das propriedades e de acompanhamento da atividade leiteira, reuniões para diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação do andamento do programa, além das capacitações dos beneficiários de acordo com as necessidades.

Além da Chamada do Leite, a região executa chamadas na área indígena, com ações para 400 famílias Charrua, e da Sustentabilidade, com serviço em nove municípios para 1.200 famílias.

As atividades foram realizadas pela equipe do escritório municipal de São Valentim, composta por Sigismundo Woloszyn, Delmir Nadal, Marilete Conci Bigolin, com acompanhamento do supervisor Nilton Cipriano Dutra de Souza.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp