24/05/2014 às 12h51min - Atualizada em 24/05/2014 às 12h51min

IMA identifica a região do Vale do Jequitinhonha como produtora de Queijo Artesanal Cabacinha

IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária

O objetivo deste reconhecimento é padronizar os processos, incentivar e legalizar, medidas fundamentais para agregar valor e gerar renda.

Altino Rodrigues Neto, diretor-geral do IMA, afirma que o Queijo Artesanal Cabacinha possui uma importância econômica, cultural e social e é produzido há décadas no Vale do Jequitinhonha. “O objetivo é padronizar os processos, incentivar e legalizar, medidas fundamentais para agregar valor e gerar renda.

O Cabacinha é do tipo mussarela, feito com massa cozida. Após chegar ao ponto da mussarela é separado em porções, enrolado manualmente no formato de uma cabaça, amarrado em um das pontas com barbante e pendurado para secar e esfriar.

O processo de produção do Queijo Artesanal Cabacinha no Estado de Minas Gerais obedecerá às normas e condições mencionadas na Lei 20549 de 18 de dezembro de 2012 e demais pertinentes.

A região do Vale do Jequitinhonha reconhecida pela Portaria como produtora de Queijo Artesanal Cabacinha é composta pelos seguintes municípios: Pedra Azul, Medina, Cachoeira do Pajeú, Comercinho e Itaobim.

Os estudos de caracterização da região de forma a comprovar a sua tradição histórica e cultural na produção dos queijos artesanais competem à Emater e Epamig.

A identificação do Vale do Jequitinhonha como região produtora do Queijo Artesanal Cabacinha foi desenvolvido por equipes técnicas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), IMA, Emater-MG e Epamig. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp