10/05/2014 às 10h50min - Atualizada em 10/05/2014 às 10h50min

Santa Maria inicia divulgação de Instrução Normativa para Brucelose e Tuberculose

Seapa/RS

Cerca de 20 produtores participaram na última sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Dona Francisca, de uma palestra organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, secretarias municipais da agricultura e meio ambiente e escritório local da Emater.

O objetivo do evento foi esclarecer os produtores sobre a importância da prevenção e combate da tuberculose e brucelose para a produção agropecuária e saúde pública e divulgar a Instrução Normativa Seapa 002/2014, que entrará em vigor a partir de agosto de 2014.

A nova normativa prevê algumas ações como a comprovação semestral da vacinação contra brucelose. A imunização continua sendo obrigatória para terneiras de três a oito meses de idade.

Propriedades com foco de tuberculose ou brucelose serão interditadas até o saneamento das mesmas e a movimentação dos animais fica restrita, com obrigatoriedade de testes diagnósticos para bovinos e bubalinos com finalidade de reprodução.

Conforme a médica veterinária Gisane Lanes de Almeida, que ministrou a palestra, apenas propriedades com certificação de livres de brucelose e tuberculose ficarão isentas dos testes para movimentação dos animais. Para mais informações, os produtores deverão procurar as Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) de seus municípios de origem.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp