10/05/2014 às 10h47min - Atualizada em 10/05/2014 às 10h47min

Congresso Estadual de Agrônomos debate rastreabilidade dos alimentos

Governo de SC

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, por meio da Epagri, está viabilizando a participação de engenheiros agrônomos de seu quadro no 8º Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos que será realizado de 28 a 30 de maio, na sede da Fiesc em Florianópolis. O evento pretende reunir mais de 350 profissionais para discutir o futuro profissional da categoria, o ensino, a pesquisa e a extensão agropecuária. Dentre os destaques, o debate sobre a utilização dos agrotóxicos, produção sustentável e a presença do Ministro da Agricultura, Neri Geller.

Segurança alimentar e a responsabilidade profissional do engenheiro agrônomo será o tema central do 8º Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos que, durante os dias 28, 29 e 30 de maio, vai mobilizar engenheiros agrônomos de toda Santa Catarina. São esperados para o evento profissionais da área, docentes e estudantes de agronomia.

Projeções indicam que o Brasil em alguns anos deve tornar-se o maior produtor mundial de alimentos. Por outro lado, existe uma necessidade e uma demanda cada vez maior da sociedade por alimentos sem agrotóxicos, seguros e de procedência conhecida.

Entre as palestras do evento, destacam-se: “Produção integrada, rastreabilidade e segurança alimentar”; “Alimento seguro: uso racional de agrotóxicos com receituário agronômico e produção agroecológica”; “O Engenheiro agrônomo no século XXI: Produção e demanda mundial de alimentos seguros” e “A contribuição da engenheira agrônoma na agricultura catarinense’.

Educação continua sendo uma prioridade
Outra questão que deverá ser amplamente discutida no congresso será o painel “Ensino de Agronomia: Formação profissional e as exigências do mercado de trabalho para a produção de alimentos seguros”, com o presidente da Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior – Abeas e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Fernando Cezar Juliatti. Somente em Santa Catarina cerca de 300 profissionais são formados por ano, para competir no mercado de trabalho. Existem atualmente em SC 16 cursos de agronomia, isto sem considerar os novos cursos que estão esperando liberação ou legalização e reconhecimento do MEC, o que poderá elevar este número a partir de 2015, para 500 alunos/ano. Existe demanda de mercado para todos estes futuros profissionais? Qual a qualidade do ensino que está sendo oferecida?

Recentemente, num levantamento feito pelo Sindicato com os coordenadores de cursos de agronomia em SC, eles afirmaram que a demanda de trabalho muda de acordo com a região, mas todos defendem que os profissionais precisam ter mais do que conhecimento específico na área em que irão atuar para se destacar no mercado. “É fundamental que se atualizem constantemente e tenham conhecimentos técnicos e de campo, junção de teoria e prática, e tudo isto deverá ser amplamente discutido neste evento”, conclui o presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC), Vlademir Gazoni.

Sem dúvida este tema vai merecer da coordenação do evento, uma atenção especial, talvez tanto ou mais quanto a presença do Ministro da Agricultura, Neri Geller, recentemente empossado, para a abertura do evento além do comprometimento de mais políticas públicas para Santa Catarina, onde ações, contratos e aditivos podem ser traçados com sua vinda.


SERVIÇO
Evento: 8º Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos
Data: 28 a 30 de maio de 2014
Local: Centro de Eventos da Fiesc
Informações e inscrições: www.8ceea.com.br ou (48) 3047.7600

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp