08/05/2014 às 10h42min - Atualizada em 08/05/2014 às 10h42min

Mapa continua investigações contra fraude de leite

Mapa

Exatamente um ano após o início da Operação Leite Compensado foi desencadeada nesta quinta-feira (8) mais uma etapa de investigação conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MP-RS), com o objetivo de coibir a prática de fraudes que disfarçam a má qualidade do leite cru e prejudicam as características e valor nutricional do leite e seus derivados.

As empresas envolvidas foram investigadas por meio de escutas telefônicas realizadas pelo MP do estado e pela coleta de amostras de leite cru refrigerado e de leite UHT (longa vida), realizada pelos servidores do Serviço de Inspeção Federal (SIF) da Superintendência Federal do Estado. Os estabelecimentos estão submetidos ao Regime Especial de Fiscalização (REF), estando suspensa a expedição de todos os produtos lácteos fabricados a partir de hoje por estas empresas. Os produtos em estoque estão sendo coletados pela Inspeção Federal (IF) para análise laboratorial. Onze empresas transportadoras de leite também estão relacionadas à fraude. As informações sobre a quantidade de produtos apreendidos e o número de amostras coletadas serão divulgadas posteriormente.

O sucesso destas investigações é decorrente da parceria entre os órgãos governamentais que permitem ações articuladas no intuito de resguardar a saúde do consumidor e proteger os interesses da sociedade brasileira.

O Mapa fiscaliza constantemente todos os estabelecimentos registrados junto ao SIF, coletando amostras diretamente nas indústrias e verificando a conformidade dos procedimentos de fabricação dos produtos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp