08/05/2014 às 10h41min - Atualizada em 08/05/2014 às 10h41min

Governador destaca importância da cadeia leiteira no lançamento da 37ª Expoleite

Gadolando

O governador Tarso Genro realizou o lançamento da 37ª Expoleite e 10ª Fenasul, no Galpão Crioulo, Palácio Piratini. A feira é promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e pela Associação dos criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando). "A cadeia leiteira tem uma importância no tecido estrutural do Estado, que atravessa horizontalmente toda a cadeira produtiva do Rio Grande do Sul", destacou Tarso.

O secretário de Agricultura, Cláudio Fioreze, ressaltou a recente criação do Instituto Gaúcho do Leite - cujo principal debate gira em torno da qualidade do leite produzido no RS - e apresentou as metas estabelecidas para o evento, que será realizado em Esteio. "Temos o objetivo de fazer uma feira ainda maior, agregando todos os elos da cadeia, avançando as políticas públicas que vão desde a genética, como o programa Dissemina, até a qualidade do leite, como o Procetube".

O Estado possui 120 mil produtores de leite, sendo a maioria da agricultura familiar. O RS produz 4 bilhões de litros leite anualmente. É o segundo estado que mais produz leite no ranking brasileiro, responsável por 12% de toda a produção do país.

Feira
A expectativa da Gadolando é de que os negócios na feira atinjam a marca de R$ 1 milhão. "É uma feira cujos negócios resumem-se a venda de animais. O expositor das matrizes leiteiras não vende volume, por isso a feira tem grande importância para o intercâmbio comercial", explicou o presidente da associação, Marcos Tang. Além da venda de animais, há a expectativa de comercialização de produtos relacionados com a ordenha.

Na Expoleite serão realizados leilões, divulgação de produtos, seminários de gastronomia regional e festival de cerveja artesanal. A 37ª Expoleite e a 10ª Fenasul ocorrem entre 15 a 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A entrada será gratuita ao público.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp