09/04/2014 às 08h57min - Atualizada em 09/04/2014 às 08h57min

Agricultores participam de oficina sobre homeopatia aplicada à criação animal em Santa Maria

Agricultores familiares de Santa Maria e da região, se reuniram no Centro Marista de Eventos para uma oficina sobre homeopatia aplicada à criação animal, com destaque para a bovinocultura de leite, promovida pela Emater/RS-Ascar. 

A proposta é debater os fundamentos e princípios desta terapia desenvolvida há mais de 200 anos, pelo médico alemão Samuel Hahnemann. A homeopatia é uma terapia alternativa já consagrada para uso humano e vem se consolidando na produção animal.

Dentro do sistema de produção animal de base ecológica, onde se preconiza o respeito ao bem estar animal, a proposta é que a homeopatia seja uma ferramenta sistêmica de promoção de sanidade animal, complementando outros aspectos como o manejo adequado de pastagens sob o sistema de Pastoreio Racional Voisin.

A programação começa às 10h, no Seminário São José, com um painel do médico veterinário do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Ricardo Machado, com duas palestras seguidas: a primeira sobre o histórico e os princípios da homeopatia animal e a segunda sobre homeopatia como ferramenta aplicada a produção de leite de base ecológica.

À tarde, às 13h30min, a oficina prossegue com palestra do médico veterinário do Laboratório Arenales Fauna & Flora, Guilherme L. Marques, sobre resultados práticos do uso da homeopatia em rebanhos leiteiros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »