07/03/2014 às 16h39min - Atualizada em 07/03/2014 às 16h39min

​Tetra Pak® anuncia progresso nas metas ambientais

A Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, anuncia o balanço positivo das ações realizadas em 2013, em busca das metas ambientais da empresa para 2020, com foco no desenvolvimento de produtos sustentáveis, na redução do impacto ambiental em toda cadeia de valor e no aumento da reciclagem.

​Desenvolvimento de produtos sustentáveis
Para fazer com que as embalagens sejam mais sustentáveis, a Tetra Pak® se concentra em aumentar o uso de materiais renováveis, provenientes de recursos naturais, que voltam a crescer, quando são bem manejados, como é o caso das florestas e da cana-de-açúcar. Em média, 75% da embalagem da Tetra Pak® é composta por papel-cartão, produzido a partir de madeira. Como uma companhia certificada pelo FSC™ (Forest Stewardship Council™), a Tetra Pak® está comprometida com a utilização de matérias-primas proveniente de áreas geridas de forma responsável e de outras fontes controladas, com o objetivo de usar 100% do papel certificado. Este percentual subiu de 38%, em 2012, para 41% em 2013. Enquanto isso, 32 bilhões de embalagens da Tetra Pak® com o selo do FSC™ chegaram aos consumidores no ano passado, um aumento de mais de cinco bilhões, em comparação a 2012.

Como uma visão de longo prazo, a Tetra Pak® também pretende desenvolver uma embalagem totalmente renovável. Um grande passo rumo a esta meta foi o lançamento mundial das tampas LightCap™ 30, produzidas com polietileno de alta densidade (PEAD) derivado de cana-de-açúcar. Por conta desta inovação, 1,1 bilhão de embalagens chegaram ao mercado com essa tampa em 2013, quase o dobro do montante entregue em 2012.

No Brasil, além da utilização do polietileno de cana-de-açúcar nas tampas, a Tetra Pak® anunciou no final do mês de fevereiro o lançamento da primeira embalagem com polietileno de fonte renovável nas camadas. Assim, até o fim deste ano, todas as embalagens produzidas pela Tetra Pak® no país contarão com a camada de plástico proveniente de recurso renovável, que volta a crescer: a cana-de-açúcar. Além disso, desde junho de 2008 todas as embalagens produzidas no Brasil, nas unidades da Tetra Pak® em Ponta Grossa (PR) e em Monte Mor (SP), utilizam papel certificado pelo FSC®, fornecido pela Klabin. Somente no ano passado, 8,7 bilhões de embalagens foram distribuídas no Brasil com o selo da certificação. A inclusão do selo na arte das embalagens é feita conforme solicitação dos clientes e cresce cada vez mais, demonstrando o interesse destes em comunicar o seu compromisso com as questões ambientais.

​Aumentar a reciclagem
A Tetra Pak® se comprometeu a aumentar a reciclagem das embalagens cartonadas pós-consumo e dobrar a taxa mundial para 40% até 2020. Para isso, a empresa tem investido na conscientização do consumidor, partilhando seus conhecimentos e experiências, facilitando a infraestrutura de coleta, além de apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem.

Em 2013, a taxa de reciclagem global da Tetra Pak® chegou a 24,5%, com cerca de 43 bilhões de embalagens recicladas, quatro bilhões a mais do que no ano anterior. 

No Brasil, mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak® foram recicladas em 2013. O volume representa um incremento de 9%, se comparado ao ano anterior. Segundo Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak® no Brasil, este número deve aumentar ainda mais com os avanços da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Atualmente 30% de toda produção segue para a reciclagem, sendo que o gargalo da cadeia ainda está na coleta seletiva. No entanto, esta taxa é crescente e dobrou de volume nos últimos 10 anos”, completa Fernando. Além disso, as 35 indústrias brasileiras que reciclam as embalagens longa vida da Tetra Pak® geraram cerca de R$ 100 milhões em negócios em 2013. 

​Redução da pegada ambiental
A Tetra Pak® tem a meta de limitar o impacto ambiental de toda sua cadeia de valor nos níveis de 2010, até 2020, enquanto o negócio continua a crescer. Para conseguir isso, uma série de iniciativas foi introduzida, incluindo o desenvolvimento e a auditoria de um sistema de contabilidade e relatórios elaborados de acordo com um protocolo internacional (Green House Gas Protocol Corporate Value Chain). Assim, entre 2010 e 2013, a Tetra Pak® reduziu as emissões de suas operações em duas mil toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente), enquanto apresentou um crescimento de 12% no número de embalagens vendidas.

A empresa ainda informa o progresso do seu programa de reduções publicamente através do CDP (anteriormente conhecido como o Carbon Disclosure Project), uma organização independente sem fins lucrativos que incentiva as empresas a medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informações ambientais. Em 2013, a Tetra Pak® melhorou a pontuação CDP de 77 para 91, o que é considerado muito alta, em comparação com uma média de 49, das demais indústrias. 

Em 2013 a Tetra Pak® também contou com o lançamento de uma série de inovações, entre equipamentos e serviços, que apoiaram os clientes na redução da sua pegada ambiental. Por exemplo, o Tetra Alcross® RO Lite foi disponibilizado para pequenos e médios produtores de queijo para transformar soro de leite com excesso água, em um novo produto. O Tetra Vertico®, uma nova geração da unidade de trocador de calor, foi lançado para melhorar a eficiência energética em sistemas de aquecimento e resfriamento de uma vasta gama de produtos de alimentos preparados. Já o TPMS (Tetra Pak® Maintenance System) foi lançado para fornecer manutenção para máquinas com base no seu status individual em vez de uma programação padronizada, melhorando significativamente a eficiência e otimizando a performance.

De acordo com Claes Du Rietz, Vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra Pak®, alcançar a excelência ambiental faz parte da estratégia da empresa para 2020, já que este é um assunto crucial para o futuro da empresa e dos clientes. “Nós tratamos do desempenho ambiental em cada etapa de nossa operação, desde a origem das matérias-primas, passando pelo desenvolvimento de sistemas de processamento e embalagem até os serviços e apoio prestados aos clientes. Por essa razão continuamos no caminho para cumprir nossas ambiciosas metas ambientais", afirma Claes.

Sobre a Tetra Pak®

A Tetra Pak® é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak® acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™", reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja. 

Mais informações para a imprensa:

CDN – Comunicação Corporativa
Andreza Rodrigues – (11) 5501-3205 – [email protected]
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