01/02/2014 às 13h53min - Atualizada em 01/02/2014 às 13h53min

Sucessão na Pecuária Familiar é debatida na Feovelha de Pinheiro Machado

O Encontro de Jovens da Pecuária Familiar, durante a 30ª Feovelha de Pinheiro Machado, marcou um dia histórico da feira. Com promoção da Embrapa Pecuária Sul e Emater/RS-Ascar, tendo como tema "Pesquisa e Extensão incentivando a participação da juventude na ovinocultura", a atividade promoveu debates entre pesquisadores, extensionistas rurais, jovens ovinocultores e suas famílias, lideranças sindicais, representantes dos governos estadual e federal. 

Exemplos de trabalhos bem-sucedidos com a juventude rural foram apresentados e contaram com experiências de municípios da Zona Sul e Campanha. O Programa Jovem Produtor, desenvolvido com sucesso em Rosário do Sul, foi apresentado pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Mônica Foldenauer e Ticiana François. O trabalho teve início a partir da preocupação com a redução do rebanho ovino e pela necessidade de manter uma atividade característica do Bioma Pampa. 

Jovens produtores de Rosário do Sul, apoiado pelos pais e familiares, falaram sobre os resultados do programa. Os registros pessoais apontam para uma maior participação de jovens, mais interesse na atividade, melhoramento genético do rebanho e interesse em permanecer na atividade. As perspectivas vão ao encontro da motivação dos jovens ovinocultores em adotar práticas como melhoramento do campo nativo, tratamentos fitossanitários e participação em concursos. No Programa, cada jovem já possui, em média, 20 ovelhas. 

Comercialização 
Na Zona Sul, o depoimento do jovem Heitor Soares, de Jaguarão, mostrou o exemplo de uma propriedade onde o processo de sucessão já está estabelecido. Em um total de 46 hectares, 17 pertencem ao jovem que realiza todo manejo desde as práticas iniciais até a comercialização. "Fui criado vendo o meu pai sendo assistido pela Emater; hoje trabalho com meu próprio rebanho e realizo a diversificação, conforme recomendam os técnicos". 

Texto: Marco Medronha
Foto: Divulgação 
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp