06/01/2014 às 13h18min - Atualizada em 06/01/2014 às 13h18min

Preços do leite sobem 25,5% em 2013, destaca CNA

CNA

Os preços do leite atingiram níveis recordes em 2013, com alta de 25,5% de janeiro a outubro. O cenário neste período foi ainda mais favorável aos pecuaristas com a estabilidade dos custos de produção no país.

Enquanto o Custo Operacional Efetivo (COE), que computa as despesas do dia a dia da atividade, teve pequena elevação de 1,3%, em 10 meses, o Custo Operacional Total (COT), que engloba também os gastos com reposição de patrimônio, subiu 1,4%.

Esta análise está no boletim Ativos do Leite, publicação elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

O estudo explica que, apesar do aumento da produção, a oferta foi insuficiente para atender a demanda na maior parte do ano o que ajudou a sustentar os preços. O valor médio pago ao produtor superou R$ 1/litro. Diante do comportamento observado em 2013, ressalta o boletim, “os produtores devem ficar atentos ao cenário de 2014”.

Quantos aos itens que compõem os custos de produção, houve queda nos principais insumos utilizados na alimentação. Os concentrados, que representam 42,2% do COE, tiveram queda de 3,3% nos preços. 

Dentre os fatores que influenciaram as baixas estão o fato de o Brasil ter produzido safra recorde de grãos, puxada principalmente pela soja e pelo milho, e a recuperação da produção americana, depois da estiagem de 2012.

Entretanto, pondera o estudo, “devido à demanda externa aquecida, os preços da soja não tiveram reduções tão expressivas como as observadas para o milho”.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp