15/09/2013 às 13h28min - Atualizada em 15/09/2013 às 13h28min

genética e pastagens são temas de capacitação em Passo Fundo - RS

Emater/RS

Um grupo de 20 produtores de leite participou de uma capacitação do Programa Leite Gaúcho. O encontro foi realizado pela Emater/RS-Ascar e prefeitura, por intermédio da Secretaria do Interior, no salão da comunidade de São Valentim, em Passo Fundo.

O Programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e executado pela Emater/RS-Ascar, visa capacitar os produtores em bovinocultura de leite. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Alessandro Davesac, o município possui 15% dos produtores rurais dedicados à produção leiteira. “Um dos trabalhos que estamos fomentando é a parte da bovinocultura de leite que é uma cadeia que gera sustentabilidade para a maior parte das famílias rurais. A Extensão Rural pretende levar até o homem do campo algumas tendências que facilitem a permanência no meio rural”, destacou.

Durante a capacitação o coordenador do agronegócio da Secretaria do Interior de Passo Fundo, Juares Baltazar dos Santos, falou sobre o programa de melhoramento genético e ressaltou a importância da qualificação dos produtores rurais, através de palestras e cursos. “É através da profissionalização que os produtores conseguirão uma maior rentabilidade na propriedade”, disse.

Na oportunidade, o técnico da Emater/RS-Ascar de Caseiros, Josmar Veloso, abordou o manejo de pastagens e, em seguida, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), João Ignácio do Canto, falou sobre inseminação artificial.

A próxima etapa da capacitação será durante a Agrotecno Leite 2013, que acontecerá entre os dias 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos da UPF.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »