15/09/2013 às 13h25min - Atualizada em 15/09/2013 às 13h25min

SC: programa Um Milhão de Litros de Leite é lançado no Sul do Estado

Secretaria da Agricultura de Santa Catarina

O novo programa do Governo do Estado, Um milhão de Litros de Leite, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em parceria com a em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que envolve mais de quatro mil produtores de leite de 32 municípios do Sul do Estado, abrangendo as secretarias regionais de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão foi lançado oficialmente em Braço do Norte. O projeto tem como objetivo melhorar a pastagem e, consequentemente, dobrar a produção atual de 500 mil litros/dia para 1 milhão de litros/dia, no período de cinco anos.

Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, uma das metas do programa é promover a qualidade do pasto para os bovinos. Para isso, as cotas do programa Terra Boa serão ampliadas para os municípios participantes. “Cada produtor irá receber mais calcário, kits forrageiras, além da ampliação da cota do programa Juro Zero para investimentos em sistemas de irrigação. A Epagri vai fornecer orientação técnica, por meio dos seus engenheiros agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas. O projeto tem um baixo custo de produção e aumenta a qualidade e quantidade da pastagem dos bovinos”, comenta o secretário.

Na região beneficiada, já existem 19 laticínios instalados e mais dois em fase de implantação. Na avaliação do secretário Regional de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, a região Sul deve se consolidar na produção de leite e sustentabilidade. “Não é um projeto pequeno e nem simples. Vamos ter que trabalhar muito, mas tenho certeza que no final valerá a pena. Acredito que no máximo em dois anos conseguiremos atingir a meta de um milhão”, completa Marcelino.

O gerente regional da Epagri em Tubarão, Luiz Marcos Bora, avalia que o aumento na produção ocorrerá de forma gradativa. “Os municípios do Vale, especialmente Braço do Norte e Rio Fortuna fazem parte de uma bacia leiteira significativa. Esperamos que o aumento na produção ocorra de forma gradativa, a expectativa é de que em 2014 tenhamos 600 mil litros de leite/ dia e assim por diante”. O programa Um Milhão de Litros de Leite contará com apoio das cooperativas agrícolas e dos laticínios das regiões envolvidas.

Participaram do evento, o presidente da Epagri, Luís Hessmann, o deputado estadual, José Nei Ascari, o secretário Regional de Tubarão, Estener Soratto Júnior, gerente Regional da Epagri, Luiz Marcos Bora, gerente Regional da Cidasc, Claudemir de Souza, presidente Estadual da Associação Estadual dos Criadores de Bovinos (Accb), Maria Rosineide Effting, prefeitos e vereadores da região.


Números no Estado
Com uma taxa de crescimento médio de 8,6% ao ano, Santa Catarina se destaca como o quinto produtor nacional de leite, responsável por 7,9% da produção do Brasil. Com 80 mil famílias rurais envolvidas, a produção de leite está localizada, principalmente, em pequenas propriedades de agricultores familiares, ou seja, mais de 60% das propriedades tem área total menor que 20 hectares. A produção total do Estado em 2012 foi de 2,5 bilhões de litros, sendo que a expectativa é de que até o final de 2013 a produção seja de 2,7 bilhões de litros, um aumento de 8%.

O secretário João Rodrigues destaca que a produção de leite em Santa Catarina está se especializando e cada vez mais produtores estão ligados a indústrias inspecionadas em nível municipal, estadual e federal. “Nos últimos quatro anos, a captação de leite entregue às indústrias cresceu 12,8%”.

Ele ressalta que o impulso na atividade se deve a uma mudança de gestão nas propriedades e o fato que o governo estadual incentivou pequenos produtores a investirem em melhoria do rebanho e pastagens para que a pecuária se tornasse uma alternativa eficaz à avicultura e suinocultura do Estado. A principal região produtora do estado é o Oeste, responsável por 73% da produção catarinense. A indústria do leite tem capacidade instalada para 10 milhões de litros/dia, mas processa apenas 6 milhões.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »