22/06/2013 às 10h50min - Atualizada em 22/06/2013 às 10h50min

Visita técnica mostra forma de armazenagem e aproveitamento da água da chuva

Emater/RS

Produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar e da Cooperativa Santa Clara, do município de Veranópolis, participaram de mais uma etapa do Programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). 

Na ocasião, o grupo visitou a propriedade rural da família de Albano e Moacir Mazzarollo, na comunidade de Santo Isidoro, que possui uma cisterna construída com manta P.E.A.D. para armazenamento de água da chuva. 

A água é recolhida dos telhados das pocilgas e reservada na cisterna, com capacidade para mais de 1,5 milhão de litros de água que é utilizada na limpeza das instalações e dessedentacão dos animais. 

A visita teve a intenção de mostrar aos produtores que, aproveitando os telhados de construções como estábulos, pocilgas, aviários, galpões entre outros que existem nas propriedades, é possível armazenar água a um baixo custo. 

Além de ser aproveitada na higienização das instalações e para saciar a sede dos animais, essa água, dependendo da quantidade armazenada, poderá também ser utilizada na irrigação de pastagens. Esta medida representa economia e a preservação da água potável de fontes, poços rasos e artesianos para essas atividades.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp