22/06/2013 às 10h48min - Atualizada em 22/06/2013 às 10h48min

Programa

Governo de Sergipe

Implementado no Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, o Programa “Balde Cheio” surgiu a partir da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e Sebrae Sergipe. 

Já no ano em que iniciou sua operação, 2010, aumentou a produção de leite dos pecuaristas de 1.080 litros para cerca de 2,5 mil por dia. Agora, o bem sucedido projeto servirá como base para que o Sebrae crie outras quatro unidades do sistema de criação de gado leiteiro integrado à irrigação.

Nos novos projetos, que serão instalados nos municípios de Riachão do Dantas, Boquim, Itabaianinha e Lagarto, serão beneficiados 100 pequenos pecuaristas, utilizando da mesma metodologia empregada no perímetro da Cohidro em Tobias Barreto. Sistema este que foi criado, inicialmente, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Sudeste e serviu de parâmetro para a unidade sergipana. 

No Perímetro de Tobias Barreto, os 74 irrigantes pela Cohidro recebem a água distribuída pelos canais da Companhia, abastecidos pela barragem do Rio Jabiberi. Nos lotes a água é armazenada para ser aplicada nos piquetes de pastagem. 

O gado leiteiro é manejado em sistema rotativo, enquanto um setor recebe as vacas, os outros estão em descanso, recebendo água para que o capim cresça novamente. Hoje, o tamanho do rebanho criado no Perímetro gira em torno de 180 animais.

Também no Jabiberi, um dos lotes que receberam a estrutura do “Balde Cheio” foi reservado para servir como unidade demonstrativa do programa, onde são aplicados periodicamente palestras, dias de campo e cursos de aperfeiçoamento das técnicas.

Mas assistência técnica prestada pelos Técnicos da Cohidro é contínua, além do incentivo permanente à utilização de tecnologias que amplifiquem a produção, como o uso da inseminação artificial no processo reprodutivo das vacas. Estas mesmas estratégias de Tobias Barreto, também serão usadas nas novas unidades que o Sebrae irá criar, visando capacitar os pequenos pecuaristas para que alcancem os mesmos resultados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp