22/06/2013 às 10h40min - Atualizada em 22/06/2013 às 10h40min

Universidade do Leite leva conhecimento ao campo em Santo Antonio do Monte destaca MSD Saúde Animal

MSD Saúde Animal

Alunos de Santo Antonio do Monte/MG receberam a Universidade do Leite, um programa da MSD Saúde Animal e que tem o objetivo a prestação de serviços diferenciados, focados no incremento da melhoria da qualidade e no aumento da produtividade da fazenda. 

A primeira aula aconteceu no dia 16 de maio, na Fazenda Boa Esperança e contou com a presença de 49 alunos de 14 fazendas da região. O primeiro módulo tratou sobre Saúde Neonatal e o próximo, que está previsto para acontecer no dia 24 junho, abordará Saúde do Úbere. 

Tiago Lopes, Gerente de Produtos da Linha Leite da MSD Saúde Animal explica que a Universidade do Leite é levada até a propriedade e, a partir daí, o curral se transforma em local de aprendizado. “Atualmente são exigidos dos produtores rurais a adoção de diversos produtos e tecnologias para garantir maior qualidade, higiene, produtividade e rentabilidade na produção leiteira. Nossa tarefa é levar informação e tecnologia de bovinocultura aos alunos, melhorando a mão-de-obra e renovando o conhecimento dos homens do campo”, afirma. 

A Universidade do Leite é um projeto inovador e único no Brasil. Os cursos são subdivididos em módulos, com aulas teóricas e práticas sobre conceitos básicos, processos infecciosos, manejo e bem estar animal, manejo reprodutivo, higiene e rotina de ordenha, qualidade do leite e trabalho em equipe. As aulas acontecem uma vez ao mês.

O programa ajuda a melhorar o desempenho das propriedades, com o aumento de fatores importantes como: aumento do índice reprodutivo, aumento da produção, da produtividade e qualidade do leite, através da redução da contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT).

O grande benefício é aumentar a qualificação da mão-de-obra e a tecnificação das propriedades da nossa região, pois os alunos são os funcionários das fazendas e os produtores rurais. Assim, levamos informações sobre a importância da higiene, conforto animal, manejo reprodutivo, controle de mastites, manejo de bezerros, entre outros fatores importantes para a produção leiteira.

A Universidade do Leite é um curso reconhecido pela Universidade Corporativa da MSD Saúde Animal e o aluno, após o término da capacitação, recebe um certificado de conclusão de curso.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »