24/05/2013 às 09h53min - Atualizada em 24/05/2013 às 09h53min

RO: encontro para debater a cadeia produtiva do leite

Governo de Rondônia

O município de Jaru localizado na região central do Estado, distante de Porto Velho 330 quilômetros, sediará entre os dias 26 e 27 de junho, a 1ª Rondônia Leite de Gestão Pública e Privada para debater o aumento e competitividade da cadeia produtiva do leite. Jaru produz 160 mil litros de leite/dia, sendo o maior produtor do Estado e o 9º em nível nacional.

De acordo com o secretário de Agricultura do município de Jaru, Waltenes Júnior, o evento será realizado na Associação Comercial, com o objetivo voltado para debater a cadeia produtiva do leite. O público alvo são as lideranças públicas e empresariais do setor lácteos e instituições técnicas visando melhorar a qualidade e a quantidade deste produto no Estado.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Emater, Embrapa, Senar, Sebrae, Faperon,Fetagro, Mapa e Sindicato dos Produtores Rurais e dos Trabalhadores Rurais, de Jaru. Técnicos e autoridades convidadas ligadas ao setor produtivoestarão debatendo e levando conhecimento para melhorar a cadeia do leite no Estado e acentuando a renda das famílias, no campo. 

Dia de campo
No final de semana, no sitio Thalis, de propriedade do Jovenir Antônio Los e Dona Nair Los, com 42 alqueires, no município de Jaru, mais de 70 produtores rurais participaram de um dia campo conhecendo os sistemas de manejo e rotatividade em pequenas propriedades. O representando o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o assessor técnico, Walter Evangelista da Silva, o secretário da Emater Luiz Gomes e outros profissionais da área constataram que ali, usando o sistema rotacional cada vaca produz uma média de 8 litros/dia. A média no Estado é de 4 litros/dias. Jovenir Antônio Los, com 30 vacas girolandas rotacionando piquetes de 30x30 colhe 250 litros de leite/dia.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp