22/03/2013 às 00h00min - Atualizada em 22/03/2013 às 00h00min

Vaca inteligente ‘pede’ soro de queijo no portão de casa em São Pedro, SP

G1 Globo

Até que seja ‘atendida’, Mulata não sai do portão e não para de mugir. Diariamente, antes de entrar no curral, o animal espera pelo alimento.

A rotina da família Miranda, que vive em um sítio em São Pedro (SP), mudou nos últimos oito meses. Tudo por causa da nova moradora da propriedade, a vaca Mulata, de 10 anos. 

Desde que foi comprada, antes ir para o curral ela para em frente ao portão da casa e pede soro de leite extraído do queijo. Até que seja atendida, Mulata não sai da frente do portão e se não recebe o alimento, começa a mugir.

“É muito engraçado. Desde o começo Mulata parava aqui no portão. Não sabíamos exatamente o que ela queria. Depois começamos dar o soro do queijo e ela acostumou”, disse Mônica Miranda, de 41 anos, que vive na propriedade rural.

O dia-dia da Mulata é igual ao dos outros animais do sítio. Logo pela manhã, assim que o leite é ordenhado, o rebanho é solto no pasto e recolhido apenas no final do dia. No curral, os animais recebem ração, cana e milho. Mas a vaca não dispensa o soro. “Ela é o xodó da família. Todos os animais passam pelo mesmo caminho, mas somente ela para aqui. Quando estamos dentro de casa, Mulata muge até que alguém apareça”, contou Mônica.

Apesar de ser um animal de grande porte, a vaca é dócil e mesmo quando está se alimentando gosta de receber carinho. “Durante o pouco tempo que a Mulata está com a gente já conquistou o coração da família toda. Essa a gente não vende, não dá e não troca. Ela é especial.” 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »