26/01/2013 às 14h43min - Atualizada em 26/01/2013 às 14h43min

Estudo econômico relacionado ao pequeno produtor de leite é apresentado à equipe da Seagri e Uneal

Governo de Alagoas

O estudante Flávio Soares dos Santos, formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas – Uneal Campus Santana do Ipanema apresentou sua tese de especialização com o tema “Análise econômica de unidades produtoras de leite na cidade de Cacimbinhas – Alagoas” a professores da Uneal e aos gestores dos programas Alagoas Tem Pressa, Alagoas Mais Leite e projetos especiais. 

A pesquisa foi realizada em 07 pequenas propriedades do município de Cacimbinhas, o trabalho teve o pequeno produtor de leite como público alvo, os resultados apresentados chamam atenção para a pouca noção de técnicas, por parte do produtor, no manejo animal, alimentação, higiene e saúde sanitária. Outro ponto pesquisado foi à produtividade do leite em relação ao aspecto financeiro do agricultor onde foi mostrada a metodológica de acompanhamento para ter o real lucro que os animais estão dando ao produtor rural. 

A equipe da Seagri e da Uneal elogiou a iniciativa da pesquisa e salientou a importância da parceria com a secretaria de agricultura e a prefeitura para a realização do estudo e espera que as universidades ampliem ainda mais o campo de pesquisa formando outras parcerias com prefeituras, pois essas informações enriquecem e acrescentam dados sobre a agricultura e pecuária em Alagoas. 

“Temos que estreitar a comunicação entre municípios e universidades, com ajuda na logística de alimentação e transporte dos estudantes conseguiremos outras pesquisas em áreas específicas e importantes para o crescimento econômico e social dos pequenos agricultores” disse Wilson Porto, professor orientador da tese. 

O estudante Flávio Soares explicou que “Essa análise econômica surgiu devido à diminuição da produtividade de leite em nosso estado, por diversos fatores, assim buscamos orientar o pequeno produtor de leite a fazer uma boa gestão em sua propriedade, evitando gastos desnecessários. Por meio da pesquisa houve o levantamento de dados da produtividade no rebanho, e foi mostrando aos pesquisados a real situação econômica das propriedades em seguida sugerimos ações específicas para melhorias. No início encontramos resistência de alguns produtores, mas depois eles viram a relevância das informações coletadas e os resultados obtidos e passaram a acreditar no trabalho”. 

Renato Carvalho destacou a importância da pesquisa e salientou que a parceria entre secretaria e universidade fortalece programas já existentes como balde cheio que atende cerca de 500 produtores em Cacimbinhas, pois cria uma nova base de informações para auxiliar a assistência técnica prestada ao município. 

Leandro Basile entende que: “Essa apresentação de tese indica que as universidades têm o propósito de trabalhar em conjunto com secretárias e prefeituras estreitando a comunicação, tendo em vista o crescimento do agronegócio em Alagoas. Esperamos gerar novos programas e projetos a partir das pesquisas acadêmicas, que são fundamentais, pois aponta de forma planejada o que nós enquanto representantes de órgãos governamentais precisamos dar assistência. Especificamente sobre este estudo o método mostrado ao produtor de saber medir sua produtividade e lucratividade é muito importante e deve ser expandido aos outros municípios da bacia leiteira”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp