26/01/2013 às 14h31min - Atualizada em 26/01/2013 às 14h31min

Agroindústria familiar acelera produção de leite

Sebrae RS

Moradores de Barão do Cotegipe, cidade da região Norte do Rio Grande do Sul, a família Fabian-Wziontek percebeu na agroindústria um bom negócio. Além da geração de emprego, a renda foi mais um fator que atraiu os integrantes da família a empreender. Dispostos a colocar a mão na massa, nasceu a Fabian Lacteos que, em cinco anos, já aumentou a capacidade produtiva em 375%. 

Em 2007, ano que a empresa nasceu, os trabalhos eram realizados de forma caseira, com base no conhecimento tácito. A pasteurização do leite “in natura” – conhecido como leite cru – e a fabricação de queijos e bebidas lácteas eram as principais atividades do empreendimento. Inicialmente, a produção mensal era de 800 litros de leite pasteurizado e 100 kg de queijo. 

A partir daí, surgiu a ideia de investir em uma pequena indústria do setor de laticínio. “No começo da empresa, iniciou-se a venda focada no leite. A comercialização era feita nos mercados, em feiras, nos hospitais e nas escolas. Aos poucos, com aumento da procura por queijo e bebida láctea, a agroindústria foi mudando o foco, ampliando a produção”, explica Edinéia Fabian, que dedica tempo integral à empresa da família. 

Em busca de produtos feitos de acordo com as normas de processamento, promovendo o sabor tradicional e com o aproveitamento de mão de obra própria em todas as fases da industrialização, a família procurou os serviços do Sebrae/RS. O primeiro passo foi sair da informalidade. A Fabian Lacteos não era devidamente registrada e passou a contar com o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). O serviço controla a qualidade dos produtos de origem animal, monitora e inspeciona o local e a higiene dos procedimentos. Ou seja, hoje a pequena empresa oferece alimentos com qualidade e segurança garantida aos consumidores. 

A convite da Secretaria Municipal, a empresa aderiu ao projeto coletivo do Sebrae/RS Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte que, durante dois anos, proporcionou cursos, visitas técnicas e consultorias gerenciais e tecnológicas. Diante dessas capacitações, surgiu a oportunidade de um novo produto: o doce de leite. Para ter certeza de que a prática dessa ideia traria resultados positivos, as consultorias Sebraetec entraram em ação. 

De acordo com o presidente da instituição, Vitor Augusto Koch, as consultorias são mais uma ferramenta que aprimora processos e produtos, como também insere a inovação nos empreendimentos e, consequentemente, no mercado. Com a função de atender as reais necessidades da Fabian Lacteos, a consultora da instituição e engenheira de alimentos Salete Floriano deu o pontapé inicial nas melhorias. 

Aumento na qualidade do queijo colonial e condimentado, textura e sabor da bebida láctea, desenvolvimento de tabelas nutricionais – com informações claras e específicas – e avanço do processo de conservação do queijo, através do controle de temperatura e umidade, foram alguns dos benefícios implementados durante o trabalho da Salete. “O engajamento de toda a equipe da empresa em realmente colocar em prática todos os ensinamentos fez com que a consultoria realmente funcionasse”, completa a engenheira. 

Por apresentarem, com orgulho, novos produtos e a preocupação com a qualidade, com as boas práticas de fabricação e com a família envolvida na produção, os integrantes da pequena empresa sonham em desenvolver alimentos diferenciados no mercado e consagrar a Fabian Lácteos na cidade natal e em toda a região Norte. 

O gestor do projeto do Sebrae/RS, Ronaldo Kloeckner, exibe mais resultados desenvolvidos pelo Sebraetec: “Hoje são industrializados, por mês, 3.000 litros de leite, 500kg de queijo e 500 litros de bebida láctea. O aumento da capacidade produtiva, depois das consultorias, faz com que a empresa seja forte candidata a alcançar novos mercados, não só em Barão do Cotegipe”, afirma.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp