18/09/2012 às 14h01min - Atualizada em 18/09/2012 às 14h01min

Emater e Embrapa discutem integração entre pesquisa e extensão

A Embrapa avaliou de forma positiva o workshop realizado em conjunto com a Emater-MG. O evento ocorrido nos dias 30 e 31 teve como objetivo a integração da pesquisa e da extensão rural de Minas Gerais para o aprimoramento técnico e gerencial da pecuária bovina no estado.

Os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite apresentaram aos técnicos da Emater alguns trabalhos realizados pela instituição. Em contrapartida, os extensionistas mostraram as ações que estão sendo executadas pela Emater para os produtores de leite de Minas Gerais. 

Entre estas ações, destaca-se o Minas Leite. O programa pertence à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e teve início em 2007, na regional da Emater de Curvelo. 

O Minas Leite é voltado para produtores de leite de base familiar. O programa consiste em visitas mensais às propriedades. Os técnicos percorrem a fazenda, identificam os problemas e sugerem a implementação de ações corretivas. Tudo isto, segundo o coordenador de bovinocultura da Emater, Paulo Nammur, respeitando o tempo de ação de cada produtor. "Nós não impomos nada, apenas mostramos aos pecuaristas o caminho que deve ser seguido". 

Feliciano Nogueira, coordenador estadual da Emater, diz que "o objetivo é aproximar o ótimo produtivo do ótimo financeiro" na propriedade. Para ele, não se trata simplesmente de aumentar a produção, mas de incrementar a lucratividade. "Queremos organizar a atividade, melhorando a gestão e reduzindo os gastos", completa Nammur. 

O Minas Leite se apoia no tripé: gestão, intervenção técnica e qualidade do produto. O programa visa atingir 10 propriedades em cada cidade atendida por uma unidade regional da Emater. Na regional de Curvelo, que engloba 27 municípios, 166 propriedades já estão no programa. 

Feliciano Nogueira disse que o workshop entre as instituições foi uma grande oportunidade para a pesquisa e a extensão rural. "Construímos com este evento uma via de mão dupla, em que a pesquisa oferece os caminhos e a extensão apresenta a realidade do produtor para a definição dos rumos da pesquisa". 

Rubens Neiva


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp