18/09/2011 às 00h00min - Atualizada em 18/09/2011 às 00h00min

Parceria leva boas práticas à cadeia produtiva do leite

Agência Sebrae de Notícias

O Programa Alimentos Seguros para a cadeia produtiva do leite (PAS - Leite) foi lançado no dia 25 de julho, no auditório do Sebrae, em Brasília. A iniciativa é promovida em parceria entre o Sebrae, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), serviços de aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O PAS Leite é o quarto programa de desenvolvimento de cadeia produtiva do setor primário. Antes dele foram lançados o PAS uva, açaí e mel. O PAS Leite prevê ações de formação em boas práticas para produtores, transportadores e indústrias.

O presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, lembrou que a cadeia produtiva leiteira envolve mais de cinco milhões de propriedades rurais de diversos tamanhos em todo o país. Segundo Simões, "o PAS Leite contribui para que os produtores ajustem suas atividades à legislação, garantindo emprego e renda no campo". 

O ministro interino da Agricultura, José Carlos Vaz, destacou a importância dos programas que garantem a melhoria da qualidade dos alimentos e ao mesmo tempo promovem o crescimento econômico do setor rural. "Cada vez mais esses programas reforçam a cidadania e a capacidade de construção do nosso povo", declarou Vaz, que representou Mendes Ribeiro Filho, o titular da pasta, que está em viagem ao Chile. 

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, lembrou a importância da parceria entre os órgãos públicos e privados para a difusão do Programa Alimentos Seguros do Leite em todas as propriedades. "É um esforço de país", disse. Segundo Barretto, a indústria leiteira terá papel de destaque na indução das boas práticas de produção. Ele defendeu o aumento da remuneração aos produtores que aderirem ao PAS. O presidente disse ainda que a instituição subsidiará até 70% dos custos do Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia), capacitação a ser oferecida aos participantes do programa. "O PAS Leite já foi testado em cinco estados com resultados positivos na melhoria da qualidade do leite produzido", afirmou Barretto. 

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (COPAL), de Minas Gerais, Alberto Adhemar do Valle Jr., integrou o projeto-piloto do PAS Leite. Ele conta que, após a implantação do programa, houve melhoria na produtividade e na qualidade da matéria-prima. Para Valle Jr., medidas como a melhoria das estradas e da infraestrtura de transportes, aliadas a boas práticas dentro das propriedades, vai garantir leite de qualidade para o consumidor. 

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, em 2010 foram analisadas, em um único laboratório, 500 mil amostras de leite. Desse volume, 43% apresentavam inconformidade sanitária. "A indústria tem de estar ao lado do produtor para que o programa siga em frente. É a indústria que precisa estimular o produtor", defendeu o diretor da Embrapa. 

O consumo de leite por pessoa no Brasil é de 165 litros por ano e o volume de produção, 32,2 bilhões de litros. Mas segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa-Vida, Nilson Muniz, 30% dessa produção não são fiscalizados. "Isso ocorre porque boa parte dos produtores está na informalidade. O PAS também tem o papel de jogar luz sobre eles", explicou. 

O PAS Leite será implantado em todo o país. Indústrias, cooperativas, associações, grupos e produtores que tiverem interesse em aderir ao programa deverão entrar em contato com o Sebrae, Senar, Senai ou a Embrapa - Gado de Leite. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp