06/08/2012 às 13h18min - Atualizada em 06/08/2012 às 13h18min

2º Torneio Leiteiro de Piranguinho, força aos produtores familiares do município

Emater/MG

Diferente de eventos do mesmo gênero, que geralmente acontecem dentro de exposições agropecuárias, o de Piranguinho destaca-se pela participação exclusiva de pequenos produtores rurais e pela pesagem do leite nas próprias propriedades. A realização é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que mantém escritório no município. 

Os interessados podem procurar a unidade local da empresa ou buscar informações pelo telefone (35) 3644-1351. A expectativa é de que o evento tenha a participação de pelo menos 50 produtores do segmento. No total, o município tem cerca de 100 produtores de leite do tipo familiar. 

Segundo o técnico agropecuário da Emater-MG local, Edgar Moreira, o torneio terá um total de seis categorias, sendo três de vacas produtoras de 170 litros/dia, do tipo mestiça, girolando meio (1/2) sangue, e girolando três quartos (¾). Outras três categoria, de 171 litros/dia por propriedade, de vaca mestiça, girolando meio (½) sangue, e girolando três quartos (¾) ou mais de sangue holandês. As pesagens do leite acontecerão de 13 de agosto a 06 de setembro, conforme cronograma a definir. 

Sobre a divulgação e premiação dos vencedores, Moreira informa que está marcada para o dia 15 de setembro, na 2ª Festa do Leite da Comunidade Mato Dentro. Os agraciados do 1º e 2º lugar de cada categoria receberão troféus e brindes, enquanto o 1º lugar geral ficará com um troféu rotativo, além de brinde. Moreira ressalta que o troféu rotativo ficará na propriedade vencedora até o próximo ano, podendo ficar em definitivo, se a mesma for campeã por três anos consecutivo. O evento, ainda de acordo o extensionista da Emater-MG, contará com o apoio do comércio local, que patrocinará os prêmios. 

1º Concurso de Qualidade de Leite 
E este ano além do torneio leiteiro, os produtores de Piranguinho terão também a oportunidade de participar do 1º Concurso de Qualidade de Leite, programado para a mesma ocasião. O objetivo, segundo Edgar Moreira, é incentivá-los a investir na qualidade do leite produzido no município, conforme as determinações da Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Ao contrário do torneio, o concurso será aberto à participação do pequeno e grande produtor, pois entendemos que todos têm condição de produzir um leite de boa qualidade”, explica Moreira. Para a classificação e premiação dos três primeiros colocados, o concurso enviará amostras de leite que serão examinadas pelo Laboratório de Qualidade de Leite da Embrapa Gado de Leite. 

Os resultados dos exames serã interpretados e classificados pela Emater-MG conforme análise de gordura, extrato seco desengordurado, contagem de células somáticas (CCS) e de unidades formadoras de colônia (UFC). Tais critérios servirão de base para a pontuação e escolha dos vencedores, de acordo o regulamento do evento. 

O leite é o principal produto agropecuário de Piranguinho e por isso a Emater-MG do município tem focado na assistência e suporte dos produtores envolvidos na atividade. Segundo o extensionista Edgar Moreira, a implantação de uma unidade demonstrativa do Programa Minas Leite já é um exemplo de ação executada pela empresa com esse fim. 

De acordo Moreira, o município é destaque na produção de leite, no sistema de piqueteamento de pastagem. Pelo sistema, o pasto é dividido em partes para o gado ficar em rodízio nos piquetes e assim manter a pastagem sempre nova, evitando a degradação dela. 

Lembrando que o Minas Leite é um programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) que promove a adoção de boas práticas de produção e gestão nas propriedades leiteiras do Estado, mediante a utilização de técnicas de baixo custo. O programa é executado pela Emater-MG, empresa pública vinculada à Seapa.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp