Lançado em julho, em Brasília, o Programa Alimentos Seguros para a Cadeia Produtiva do Leite (PAS – Leite) já chegou a oito cidades do Cariri paraibano. A iniciativa orienta os produtores, transportadores e laticínios para que eles atendam aos requisitos do mercado e da legislação nacional, como a Instrução Normativa nº 62, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O leite produzido com a observância das boas práticas preconizadas pelo programa resulta num produto com qualidade superior e, portanto, com maior valor agregado, que possibilitará um ganho maior aos diversos elos da cadeia. O Sebrae é um dos parceiros do PAS Leite, ao lado do Mapa, dos serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite).
“Queremos que, ao término da consultoria, os integrantes da cadeia produtiva atinjam os padrões de qualidade e segurança alimentar exigidos nacionalmente”, disse o analista-técnico do Sebrae na Paraíba, João Jardelino. O programa ainda lançará o Manual de Boas Práticas de Fabricação, que retrata a conduta necessária para a sanidade do leite.
Na cidade de Cabaceiras, por exemplo, já foram realizadas duas visitas técnicas à unidade de beneficiamento de leite. O produtor Henry Daniel Pombo participou das duas seções. “Eles identificaram algumas irregularidades na primeira visita, tentamos melhorar. Na segunda, vamos adaptar as condições a um controle de qualidade mais rígido. Ficamos satisfeitos com a orientação”, acrescentou Henry. As visitas servem também para mostrar à população consumidora que os produtores estão de acordo com as normas sanitárias.