23/06/2012 às 12h31min - Atualizada em 23/06/2012 às 12h31min

Empresas rurais gaúchas qualificam produção leiteira

Agência Sebrae de Notícias

Quase 100 empresários do ramo leiteiro da Região Centro do Rio Grande do Sul participam de capacitações e consultorias para qualificar a produção, por meio do Curso Técnico Gerencial para Sistemas Leiteiros. O primeiro dos cinco grupos de trabalho concluiu a primeira etapa das atividades no início deste mês, em Júlio de Castilhos, e o segundo encerra em São Pedro do Sul. 

A ação é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Farsul, através do programa Juntos para Competir. 

O Curso Técnico Gerencial para Sistemas Leiteiros foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio grande do Sul (Ufrgs), em 2011, e incorporado este ano às ações do Projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, que atende a diferentes setores. Visa à melhoria na produção de leite, com aprimoramento dos processos operacionais, utilização de indicadores de desempenho e controle de qualidade. 

No decorrer dos três meses de atividades, foi desenvolvido um trabalho com atendimento individual e plano de ação e metas, decorrente de diagnóstico realizado em cada propriedade rural participante. "Proporcionar o conhecimento necessário para as propriedades rurais qualificarem sua gestão e produção é investir em produtos finais confiáveis e diferenciados no mercado", afirma Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado. 

A gestora do projeto, Lidiane Soldatti, explica que as atividades propostas têm como objetivo atender às especificidades de cada grupo, contemplando o que for considerado fundamental no processo de aprimoramento operacional. Segundo ela, os resultados são positivos. "Os grupos apresentaram melhorias no processo de ordenha, na utilização de indicadores de produção e da sanidade do rebanho, além do controle reprodutivo. O planejamento alimentar e a gestão financeira das propriedades rurais já estão fazendo a diferença na rotina dos empresários". 

Os municípios de Tupanciretã, São Sepé e Jaguari, que também formaram grupos, participam do programa até o final do ano.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp