01/06/2012 às 10h49min - Atualizada em 01/06/2012 às 10h49min

Juiz de Fora lança 1º Concurso da Qualidade do Leite

Polo de Excelência de Leite e Derivados

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), promove o 1º Concurso da Qualidade do Leite na cidade. 

Conforme destacou o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Airdem Assis, a concorrência tem como finalidade “motivar o produtor rural, aumentando a qualidade do leite no município”, afirmou, acrescentando que “a iniciativa também reflete no valor final do leite e dos produtos dele derivados”, concluiu. A premiação será feita no dia 11 de agosto, durante a 60ª Expofeira Agropecuária. 

O concurso tem como público alvo os produtores das associações rurais das localidades de Palmital, Penido, Pirapetinga, Pires, Privilégio, Sarandira, Torreões e Valarades, além dos tanques comunitários destas associações. 

Para participar, o candidato deve ter, no mínimo, seis análises de amostras do leite completas, no período de 1º de julho de 2011 e 30 de junho de 2012. A comissão técnica do concurso é formada por representantes da SAA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e do Polo de Excelência de Leite e Derivados. Como patrocinadores da premiação, estão os laticínios Guiricema e Bom Pastor.

O processo de seleção consiste em três etapas, sendo a primeira, a análise das amostras do leite, onde serão consideradas a contagem de células somáticas (CCS); contagem total bacteriana (CTB); proteína (P); gordura (G) e o estrato seco desengordurado (ESD). 

A segunda fase se dará pela comparação dos resultados da fase anterior, sendo que o índice de gordura é de, no mínimo, 3%; o de ESD, de 8,4% e de proteína, 2,9%. Já a CCS não pode ultrapassar a quantidade de 600.000 Células Somáticas - CS/mL e a CTB, 600.000 Unidades Formadoras de Colônia -UFC/mL. 

A terceira etapa irá considerar as médias geométricas da CCS e CTB e seus respectivos desvios padrão e valores limites, dos produtores que atenderam integralmente aos critérios da etapa anterior. A quarta e última fase reunirá os produtores que possuírem resultados médios de CCS e CTB iguais ou inferiores aos valores limites. 

Serão premiados os três primeiros produtores com menor CTB e seus respectivos “retireiros”. Caso ocorra empate nos valores médios de CTB, será declarado como vencedor o produtor que apresentar o menor valor médio de CCS.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp