16/05/2012 às 10h39min - Atualizada em 16/05/2012 às 10h39min

Segurança alimentar foi tema do Zootec 2012

Governo do Mato Grosso

Mais de duas mil pessoas prestigiaram a abertura do XXII Congresso Brasileiro de Zootecnia e do XIV Congresso Internacional de Zootecnia - o Zootec 2012, no Centro de Eventos do Pantanal quando foi comemorado o dia do Zootecnista. Os congressos se estendem até o dia 18.

A solenidade contou com apresentação de cada uma das delegações dos Estados do Brasil e com representantes dos países: Estados Unidos, Inglaterra, Cuba, Moçambique, Portugal, Colômbia,que assistiram as apresentações culturais de cururu e siriri.

Na oportunidade, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Milhomem, representou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, quando parabenizou a organização e o porte do evento que está sendo realizado pela primeira vez em Mato Grosso. “Nosso Estado é o maior produtor de carne bovina do país e em breve será de suínos e de aves. Os zootecnistas estão contribuindo muito para o fortalecimento e a pujança econômica de Mato Grosso e do nosso país”, elogiou.

Para comemorar o dia dos profissionais de Zootecnia, o Zootec 2012 premiou trabalhos científicos. Foram recebidos para avaliação 2.456 destes 1.613 foram aprovados para publicação e apresentação, 18 foram premiados e 29 trabalhos outorgados.

O Prêmio Zootechnie 2012, na categoria profissional, foi entregue para o zootecnista e gestor da cadeia produtiva de Ovino-caprinocultura da Sedraf, Paulo de Tarso, pelos serviços relevantes prestados frente ao Governo do Estado, através do MT Regional, quando contribuiu com o crescimento expressivo do rebanho ovino, a introdução da carne ovina na merenda escolar, a Parceria Pública Privada que despertou o interesse do produtor em produzir ovinos por meio do associativismo com a garantia de compra de empresas âncoras.

“Este prêmio é resultado de muito trabalho em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocultura em Mato Grosso. Poucos produtores queriam investir na criação dos ruminantes de pequeno porte e aos poucos mostramos que é um bom negócio”, destacou otimista Paulo de Tarso.

O presidente do Zootec 2012, Marinaldo Divino Ribeiro, em seu discurso de recepção, disse que a realização do Zootec no dia 13 de maio é uma celebração histórica, ímpar e memorável. “Uma grande oportunidade de congraçamento dos profissionais em atuação e em formação distribuídos nos mais diferentes Estados e países”, destacou emocionado.

O tema central das reflexões, debates, trocas de experiências e conhecimentos será “A Importância da Zootecnia para a Segurança Alimentar”. Com isso, segundo Marinaldo, pretende-se apresentar ao país a relevância da profissão no combate à fome; na redução da miséria; na promoção do desenvolvimento local através da agricultura familiar ou empresarial, seja de médio ou de grande porte, bem como na geração de divisas a partir da produção de alimentos de origem animal, com ênfase para a proteína.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp