09/04/2012 às 09h42min - Atualizada em 09/04/2012 às 09h42min

Gestor Leite apresenta novidades para 2012

CRV Lagoa

O Gestor Leite, programa de melhoramento genético para bovinos leiteiros da CRV Lagoa, obteve um significativo progresso em 2011, com o estabelecimento de parcerias com pesquisadores e o desenvolvimento de sistemas de avaliação genética, que permitem aos criadores obter informações sobre seus animais com o máximo de precisão. Em 2012, essas e outras inovações em desenvolvimento serão divulgadas em diversos eventos.

"Neste ano, pretendemos consolidar o Gestor Leite no mercado brasileiro. Trata-se de uma ação inovadora e que abre portas para o produtor brasileiro conduzir o melhoramento genético de seu rebanho de forma muito técnica e objetiva, incrementando produtividade e valor diferenciado aos seus animais", avalia Raul Carneiro, gerente do programa.

Em parceria com pesquisadores Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), o Gestor Leite disponibiliza já neste primeiro semestre o IEB (Índice Econômico Brasileiro) de vacas, que consiste em "traduzir" o quão alinhada geneticamente cada fêmea está em função das políticas e tendências de remunerações do leite no Brasil.

Outra novidade é o processo de definição dos objetivos de seleção, que se encontra em andamento. Diversas características são contempladas, conforme as diferentes demandas de mercado. Com isto, além do índice econômico, o participante do Gestor Leite também poderá orientar-se por um índice que associe características de produção, tipo e funcionalidade de forma simples, objetiva e precisa.

De acordo com Raul Carneiro, o Sire Match, sistema de acasalamentos dirigidos da CRV, já está em fase de testes de acasalamentos, utilizando as avaliações genéticas de vacas brasileiras. "Esta ação permitirá um nível de informações e de acasalamentos muito diferenciado no mercado", ressalta.

Ao mesmo tempo, a interface de dados entre Gestor Leite e Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) já está desenvolvida. "Isso significa que rebanhos controlados junto à associação já podem ter suas avaliações genéticas ao entrarem no Gestor Leite com praticamente zero de acréscimo operacional na rotina da fazenda", afirma Carneiro.

Para o gerente, "o departamento de Leite da CRV Lagoa inova no mercado, associando as avaliações genéticas do Gestor Leite aos programas de seleção de reprodutores e embriões, viabilizando maiores precisão e qualidade dos produtos CRV Lagoa, bem como cria oportunidades de negócios para produtores que efetivamente fazem melhoramento em seus rebanhos".

A CRV Lagoa irá apresentar as novidades do Gestor Leite em vários eventos agendados para este ano: Interleite Sul e Sudeste, ExpoZebu, Agrishow, NRM, Megaleite, Agroleite, Expogenética, Expointer, Congresso do Girolando e Feileite, entre outros. A equipe também estará presente nos principais estados produtores para treinamentos da equipe de consultores e visitas a criadores e participantes do programa. Também serão promovidos dias de campo e um simpósio sobre melhoramento genético, previsto para o segundo semestre.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp