20/03/2012 às 09h03min - Atualizada em 20/03/2012 às 09h03min

3º Goiás Leite começa em Jussara - GO

Sistema Faeg/Senar

Com a intenção de levar informações técnicas e oportunidades de aprimoramento na atividade leiteira, o Sistema Faeg/Senar, os Sindicatos Rurais e a Embrapa Gado de Leite vão realizar do dia 19 de março a 4 de abril o 3º Goiás Leite, onde uma série de oito seminários será levada aos municípios que se encontram as principais bacias leiteiras do Estado. 

O primeiro deles será na cidade de Jussara. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas sedes dos Sindicatos Rurais. Os encontros vão servir de preparação para o 15º Seminário Goiano de Pecuária de Leite, que ocorrerá em outubro.

Os eventos terão dois temas centrais, a Melhoria da qualidade do leite para aumentar a renda do produtor e a Gestão da Propriedade Leiteira, onde os participantes poderão discutir melhorias da qualidade do leite, aumento de renda e gestão da propriedade. Após as palestras haverá espaço para perguntas e solução de dúvidas. A meta do evento é trabalhar para que o produtor observe cada vez mais a importância de melhorar a qualidade do leite que produz, pois esta é uma maneira de agregar maior valor ao produto. 

A pecuária de leite atualmente é um dos principais segmentos da atividade agropecuária em Goiás, dada a sua importância econômica e social. Só em 2011, esse setor movimentou cerca de R$ 4 bilhões no Estado. Segundo o Diagnóstico da Pecuária Leiteira, produzido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a atividade está presente em todos os 246 municípios goianos, seja em caráter profissional ou de subsistência. A cadeia contribui com 10% da produção nacional. 

No ano de 2011, a atividade leiteira empregou mais de 220 mil trabalhadores diretos e indiretos. A produção estimada pela Faeg em 2011 foi de 3,3 bilhões de litros, o que representou um acréscimo de 4% em relação a 2010. Deste total, cerca de 20% é consumido no Estado. De acordo com o IBGE, Goiás é o maior produtor de leite do Centro-Oeste e o quarto maior produtor de leite do País.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp