09/03/2012 às 08h51min - Atualizada em 09/03/2012 às 08h51min

Inscrições para Concurso Leiteiro da ExpoZebu tem início nesta quinta-feira

ABCZ

Serão abertas amanhã (1º), as inscrições para o tradicional Concurso Leiteiro da ExpoZebu, que acontece em Uberaba/MG, entre os dias 28 de abril e 10 de maio. Serão disponibilizadas um total de 108 vagas para as raças zebuínas com aptidão leiteira. 

As inscrições deverão ser encerradas no dia 15 de março, ou antes, caso as vagas já tenham se esgotado. Assim como as inscrições dos demais animais que participam da 78ª ExpoZebu, as inscrições do Concurso Leiteiro também serão feitas exclusivamente através do site da ABCZ (www.abcz.org.br). O site começará a aceitar inscrições a partir das 7h30. 

O Concurso Leiteiro tem início no dia 03 de maio e será encerrado no dia 06 de maio. Após o encerramento do concurso haverá o lançamento dos Sumários das raças gir e guzerá. 

Qualidade do leite 
Neste ano, além de verificar a quantidade de leite produzido pelas matrizes participantes do torneio, a ABCZ estuda a possibilidade de começar a fazer a análise da qualidade do leite destes animais durante a prova. A intenção é coletar amostras do leite de todos os animais participantes em cada uma das nove ordenhas, fazer a análise do leite e ao final do concurso divulgar os resultados de CCS (Contagem de Células Somáticas), proteína e gordura. 

O objetivo da análise da qualidade do leite é incentivar os criadores a fazerem esta análise em laboratórios credenciados, visando aumentar o volume de dados e a melhoria da qualidade final do produto, em cumprimento de exigências da Instrução Normativa 62 e também das próprias indústrias de leite e derivados. 

A partir deste ano, os animais que participarem do Concurso Leiteiro também passarão por mensuração linear antes da ordenha de esgota. A mensuração será feita por técnicos da ABCZ e as medidas serão apresentadas no final do relatório das lactações. Desde 2011, as medidas morfométricas dos animais, colhidas através da mensuração linear, já são feitas em animais participantes do Controle Leiteiro e armazenadas no banco de dados do PMGZ.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp