18/12/2011 às 16h43min - Atualizada em 18/12/2011 às 16h43min

Melhoria da produção, processamento e comercialização de queijo de coalho

Essa característica impede sua comercialização para além dos limites municipais e faz com que o valor pago pelo produto seja reduzido. Um projeto da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), em parceria com instituições estaduais de pesquisa do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, busca promover a melhoria no processo de fabricação do queijo coelho artesanal, desde a coleta do leite até sua comercialização.

Este é o tema do Prosa Rural desta semana que conta com a participação do analista da Embrapa Agroindústria Tropical, João Bosco Cavalcante. Neste programa, o ouvinte poderá saber mais do projeto, além de se informar sobre o que pode fazer para melhorar a qualidade do leite produzido em sua propriedade.

Os pequenos produtores participam de cursos de Boas Práticas Agrícolas - BPA´s com foco na ordenha higiênica; Boas Práticas de Fabricação - BPF´s com foco na melhoria do processo de produção através de práticas higiênicas; e de Plano de Negócios, com foco na melhoria da administração financeira da Unidade familiar.

Também é ensinado o uso do soro para produção de ricota e bebida lactea, visando o aumento da renda e a segurança alimentar do agricultor familiar. Segundo o pesquisador da Embrapa Agorindústria Tropical, José Carlos Machado Pimentel, a adoção dos conhecimentos ofertados ao produtor de queijo familiar possibilita sua entrada no mercado, com um produto de qualidade e com requisitos de segurança. Segundo Pimentel, a melhoria no processo de fabricação de queijo de coalho artesanal para a agroindústria familiar pode ser replicada em qualquer região do Brasil.

Saiba mais sobre a melhoria da produção, processamento e comercializçaão de queijo coalho ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Embrapa Agroindústria Tropical


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »