Ser Saudável mostra como pessoas com restrições ao leite precisam mudar os hábitos alimentares para não perder nutrientes ricos como o cálcio.
Especialistas esclarecem as diferenças e as dúvidas entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite.
A queixa mais frequente de quem tem um desses distúrbios é um forte mal-estar após a ingestão de leite ou seus derivados. Foi o que aconteceu com a família da cineasta, Lisiane Cohen. Durante a amamentação dos dois filhos, ela descobriu que as crianças tinham alergia à proteína do leite. Para continuar amamentando os filhos, Lisiane precisou mudar radicalmente a sua alimentação, eliminando da dieta todos os alimentos com a proteína do leite na composição.
O programa irá mostrar também a história da médica, Juliana Vier Paz, 36 anos, que descobriu que tem intolerância à lactose. Depois do diagnóstico, ela também precisou readequar sua alimentação e evitar o leite e seus derivados. Como o leite é rico em cálcio, mineral necessário para a saúde, o programa irá mostrar algumas alternativas que podem substituir esse alimento, além de dicas sobre os efeitos causados pelo problema.
Os médicos e apresentadores do programa, Enrique Barros e Lívia Hartmann, conversam sobre o assunto com a pediatra Cristina Targa Ferreira, membro do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira e médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Apresentação Enrique Barros e Lívia Hartmann
Direção geral Daniel Pedroso
Coprodução TV Brasil e UNISINOS
Veja vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0yjSbuK_bvM