20/11/2011 às 15h42min - Atualizada em 20/11/2011 às 15h42min

Tetra Pak lança nova geração de equipamentos para produção de queijo

Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, lança hoje uma nova geração da sua bem sucedida unidade formadora de blocos de queijo Cheddar. O novo Tetra Tebel Blockformer permite que os fabricantes de queijo melhorem o desempenho ambiental, reduzam custos e minimizem a perda de produto.

De acordo com Mark Boxall, diretor da categoria de queijos e soro de leite da Tetra Pak, os equipamentos Tetra Tebel Blockformers já são conhecidos por sua excelente qualidade, pelo alto rendimento, pela alta precisão, pela baixa perda de produto, pela boa higiene e pela pouca manutenção. “Esta nova versão torna o equipamento ainda mais eficiente”, afirma Mark.

Graças ao menor consumo de energia, as novas unidades possibilitam uma redução de 25% de emissão de CO2, em comparação com o Tetra Tebel Blockformers 5, versão TwinVac. A menor utilização de água, ar e energia elétrica também possibilita uma redução de 20% nos custos de produção por cada quilo de queijo. Além disso, a precisão do peso é até 20% melhor.

Essas melhorias no desempenho são resultado de uma série de inovações, desenvolvidas a partir do foco da Tetra Pak no aumento da eficiência ambiental e operacional de seus produtos:

◦Novo sistema de abertura que reduz a perda de produto - a nova porta de dupla ação funciona com operações separadas, para elevação e fechamento, com transição suave dos blocos de queijo para o transportador e forte vedação na câmara, resultando numa perda mínima de massa e evitando o vazamento durante a limpeza do equipamento.


◦Novo sistema integrado de separação da massa para facilitar a limpeza - o sistema integrado realiza o processo de separação ao topo da torre, a fim de interceptar a passagem acidental de massa para a linha de vácuo. A modificação se traduz em menos equipamentos e, consequentemente, na redução do tempo de limpeza, de manutenção, e menor investimento em equipamento para a indústria.

◦Novas bombas de vácuo com inversores de frequência para economizar energia - ao contrário dos sistemas convencionais, onde as bombas de vácuo trabalham em potência máxima o tempo todo, inversores de frequência controlam a velocidade solicitada e em caso de parada temporária da linha a velocidade é reduzida. O resultado é um consumo de energia consideravelmente menor, o que reduz também os custos operacionais e o impacto ambiental.

◦Novo design da torre, que reduz o desgaste e aumenta a qualidade - a torre inteira foi desenvolvida de forma mais robusta para resistir por um longo período de utilização, sem apresentar problemas. Além disso, o design facilita a limpeza e a superfície interna conta com um tratamento especial que oferece um acabamento mais liso à superfície do bloco de queijo.

◦Novo sistema de guilhotina - graças ao design exclusivo, o sistema pode ser substituído em aproximadamente 20 minutos. Tempo bastante reduzido quando comparado a outros sistemas que requerem o trabalho de mais de 24 horas. Além disso, não há necessidade de remover a torre para a troca, já que é de fácil acesso.

◦Novo elevador cilíndrico para um simples e preciso funcionamento - baseado em um simples sistema pneumático, com um cilindro higiênico de aço inoxidável, que controla o abaixamento da massa para porcionamento preciso dos blocos. Neste novo sistema há muito pouco desgaste, permitindo excelente precisão a longo prazo, bem como menor custo de manutenção.

◦Novo sistema de controle de fácil utilização - permite ao usuário a seleção entre uma única tela para visualização de todas as torres ou telas individuais para cada torre.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp