03/10/2011 às 14h03min - Atualizada em 03/10/2011 às 14h03min

Cepea publica 200ª edição do Boletim do Leite

Cepea

O Boletim do Leite, publicação mensal, gratuita, do Cepea dirigida aos vários segmentos do setor lácteo, chega à sua edição nº 200.

Para comemorar, a equipe Leite/Cepea preparou várias análises especiais:

-“Retrato do Leite”: é avaliado onde o leite está ganhando e onde está perdendo espaço para outras culturas. Os pesquisadores mostram, com a produção de leite no Brasil cresceu, em média, 4% ao ano entre 1999 e 2009, sendo que algumas bacias leiteiras estão “disparando” enquanto outras, antes tradicionais, vem perdendo espaço.

- Custo de Oportunidade: a equipe Cepea compara a receita que seria obtida caso o produtor de leite optasse por arrendar a área agricultável que destina ao leite ao invés de se manter na atividade. Uma das conclusões é que: Leite no Sul rende três vezes mais que arrendar a terra

- Competitividade do leite: com base em dados primários, a equipe compara a rentabilidade entre atividades agropecuárias por meio da análise do retorno por real investido e revela que Retorno do capital investido em leite fica atrás do obtido com soja, milho, café e pecuária de corte

- Sustentabilidade do negócio: dados de campo obtidos em 2010 indicam a receita do leite tem sido suficiente para cobrir os gastos correntes, mas não para repor as estruturas/maquinários que se depreciam ao longo dos anos. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp