18/09/2011 às 13h21min - Atualizada em 18/09/2011 às 13h21min

Defesa Agropecuária da Bahia recebe R$ 5 milhões para investimento no setor

Seagri/BA

A defesa agropecuária da Bahia recebeu um incremento de cinco milhões de reais para desenvolver as ações de defesa sanitária em todo o Estado. A liberação do recurso foi feita pelo Ministério da Agricultura, conforme o 1º Convênio Plurianual (2011-2015) celebrado entre o Mapa e a Secretaria de Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A verba é destinada à estruturação e manutenção do Sistema Unificado de Atenção a Saúde Animal (Suasa), no controle, erradicação e prevenção das doenças dos animais, dando ênfase às atividades de educação sanitária, georeferenciamento e monitoramento de propriedades rurais. 

Outras ações como a fiscalização do trânsito animal em unidades fixas e volantes, vacinação contra aftosa, brucelose e raiva, além da aquisição de veículos e equipamentos para o Laboratório de Defesa Sanitária Animal (Ladesa) também estão contempladas no acordo. Até o momento apenas a Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba firmaram este modelo de convênio. 

Nos últimos anos, o aumento significativo das ações de defesa sanitária, assim como a ampliação dos Programas de Sanidade Animal executados no Brasil, tem demandado dos serviços estaduais de defesa agropecuária uma readequação estrutural e organizacional, e a Adab tem desenvolvido ações importantes para a qualificação do negócio pecuário no Estado da Bahia, principalmente no que se refere à agricultura familiar. 

“As conquistas da defesa agropecuária na Bahia são fruto desta parceria entre o Ministério da Agricultura e a Seagri, e o governo baiano agradece ao Mapa nas pessoas do secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim; do diretor de Defesa Vegetal, Cósan de Carvalho Coutinho, e de Gerardo Fontelles, assessor especial do ministro”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. De acordo com o secretário, graças aos serviços da Adab, a Bahia é um dos poucos estados do País que assinou convênio plurianual com o Mapa, no valor de R$ 20 milhões para os próximos quatro anos. 

Atualmente a Agência trabalha com os programas oficiais de defesa sanitária animal, normatizados pelo Mapa: Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa; Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias; Sanidade Avícola; Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose; Sanidade dos Caprinos e Ovinos; Sanidade dos Eqüídeos; Sanidade dos Suídeos; Sanidade Apícola; Sanidade dos Animais Aquáticos e Educação Sanitária. 

“Impulsionado pelo êxito alcançado no Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, aliado ao crescimento e organização das cadeias produtivas da pecuária, a Bahia vem qualificando o Sistema de Vigilância Veterinária, tornando-o compatível com a grandeza do seu agronegócio, garantindo a segurança sanitária cada vez mais exigida no mercado nacional e internacional, necessitando, por isso de investimentos no segmento da defesa”, enfatiza o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp