01/09/2011 às 13h03min - Atualizada em 01/09/2011 às 13h03min

Proteína retirada do soro do leite ajuda na reconstrução muscular

O que eu tenho?

“Pessoas com atividade física regular – mesmo aquelas que estão longe de serem atletas profissionais – passam por um processo de desgaste muscular e para que isso não influa negativamente na saúde desses indivíduos, o ideal é recuperar a musculatura com a ingestão de proteína animal, a única que auxilia na reconstrução muscular”, afirma Luciane Vieira, nutricionista do esporte e consultora do ADS Laboratório Nutricional.

Como a alimentação regular nem sempre dá conta de repor o que foi perdido pelo organismo durante uma atividade física, muitas vezes o ideal é suplementar essa alimentação diária com produtos específicos. Um dos suplementos mais populares durante muito tempo foi a albumina, um suplemento feito a partir da clara do ovo.

Atualmente, a whey protein acabou se tornando uma das melhores opções à albumina para aqueles que fazem academia ou têm rotinas de treinos aeróbios. “A absorção da albumina, um suplemento proteico de ‘primeira geração’, é muito lenta, então isso nem sempre é o ideal para um pós-treino. Diversos atletas que fazem treinos mais pesados, aliás, usam esse tipo de suplementação antes do treino para não perder a massa magra – também chamada massa muscular – durante os exercícios. Com a albumina, isso não era possível. Já a whey, especialmente aquelas mais puras – ou seja, onde o processo de produção retira o máximo de gorduras e lactose –, tem absorção mais rápida e índice de aproveitamento maior, o que é o ideal para esses esportistas”, explica Luciane.

De acordo com a especialista, a gradação da pureza da whey pode ir de concentrada (aquela com maior teor de gordura e lactose, indicada para quem treina regularmente e não tem problemas com o ganho de peso) até as ionizadas e hidrolisadas (com pureza da proteína chegando a quase 100%). “Alguns atletas profissionais – em treinos muito específicos – podem fazer uso da concentrada, pois a ingestão calórica diária indicada vai além do que uma pessoa que treina regularmente, mas não vive para o esporte, precisa.”

Mesmo pessoas que não fazem exercícios podem aproveitar a whey protein para substituir uma das refeições complementares, como o lanche da tarde, por exemplo. “Como não há contraindicação no consumo da whey, como ocorre com alguns suplementos, um indivíduo pode fazer essa substituição, desde que um nutricionista acompanhe e indique a quantidade ideal a ser consumida”, aponta Luciane. De acordo com a especialista, os benefícios dessa suplementação podem contribuir até mesmo para a melhora da saúde dos cabelos e unhas. “E como dissemos, sem a adição de gordura em alguns tipos de whey, o consumo calórico é baixo e a qualidade dessa proteína é muito boa para o organismo”, finaliza.


 


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