16/09/2024 às 10h59min - Atualizada em 16/09/2024 às 10h59min
Unilever confirma planos de cisão do negócio de sorvetes
A Unilever reafirmou os seus planos de separar o negócio de sorvetes do resto da empresa, com a cisão sendo o cenário mais provável, devendo ser concluída até o final de 2025.
Revista Aditivos Ingredientes
Foto Divulgação Revista Aditivos Ingredientes A Unilever reafirmou os seus planos de separar o negócio de sorvetes do resto da empresa, com a cisão sendo o cenário mais provável, devendo ser concluída até o final de 2025. Segundo a empresa, a cisão não se deve ao desempenho do negócio de sorvetes, mas sim a estrutura e ao perfil únicos do mesmo, que não se alinham totalmente com o restante do seu portfólio. A expectativa é de que a separação resulte em uma Unilever mais focada e simplificada, permitindo um crescimento mais rápido, margens mais altas e um retorno mais elevado sobre os ativos.
Durante o primeiro trimestre, a Unilever registrou vendas de 15 bilhões de euros, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo desempenho positivo das unidades de negócios de nutrição, que registrou aumento de 3,7%, e de sorvetes, cujas vendas registraram aumento de 2,3%.
A Unilever mantém sua projeção de crescimento de vendas entre 3% e 5% para 2024.
A Unilever está passando por uma reestruturação significativa, desmembrando sua divisão de sorvetes como um negócio independente. A mudança, que faz parte de um programa de produtividade, visa economizar cerca de 800 milhões de euros nos próximos três anos, impulsionando o crescimento e as margens das marcas Ben & Jerry’s, Wall’s e Magnum. A separação visa simplificar a Unilever, tornando-a mais focada e eficiente, enquanto cria um negócio de sorvetes líder mundial. A empresa está considerando várias opções para a separação, com uma possível cisão sendo a mais provável. Segundo a empresa, o negócio de sorvetes possui características distintas em comparação com outros setores, incluindo cadeia de abastecimento e pontos de venda específicos, sazonalidade e intensidade de capital. Ao isolar essa divisão, a Unilever busca uma abordagem empresarial mais focada, permitindo maior flexibilidade operacional e financeira. A empresa está comprometida em melhorar a rentabilidade, expandindo a categoria e entregando crescimento acelerado e sustentável através de um portfólio simplificado. A reestruturação começará imediatamente, com a separação prevista para o final de 2025.
Fonte: Revista Aditivos Ingredientes